Índia: Continuidade do plantio pode gerar 100 milhões de toneladas

 Índia: Continuidade do plantio pode gerar 100 milhões de toneladas

Produção da Índia deve ser volumosa, mesmo com inundações

Apesar de chuvas e inundações excessivas prejudicarem as lavouras em algumas partes do país, governo espera produção abundante neste Kharif.

O plantio de arroz ainda está ativo nas áreas afetadas pelas enchentes de Bihar , Odisha e Assam, na Índia, reduzindo o déficit da área de cultivo para apenas 1,3% em relação aos 2% da semana anterior em comparação ao ano passado. O plantio geral também está alcançando rapidamente o nível do ano passado de 105,58 milhões de hectares, ficando aquém apenas 168 mil hectares.

“Esperamos que a área de cultivo exceda a marca do ano passado, pois o plantio continua e as
monções não começaram a recuar. Até a área de pulsos aumentará à medida que as atividades de semeadura começarem em partes de Madhya Pradesh e Rajasthan, que estão recebendo chuvas”, disse um oficial sênior do departamento de agricultura, acrescentando que as chuvas
acumuladas no país são 5% mais que as chuvas normais.

Apesar das chuvas e inundações excessivas prejudicarem as lavouras em algumas partes do país, o governo espera que uma produção abundante de grãos de alimentos neste Kharif, safra principal da Índia, na primeira estimativa antecipada seja divulgada em breve.

“Neste Kharif também, estima-se que a produção de arroz ultrapasse 100 milhões de marcos. Embora seja um pouco menor que a produção recorde do ano passado, de 102 milhões de toneladas. A produção geral de grãos alimentícios também estaria próxima da produção estimada no ano passado de 141,71 milhões de toneladas ”, disse um funcionário do departamento de estatística e economia, que divulga as estimativas antecipadas.

O governo estabeleceu uma meta ambiciosa de produção de grãos alimentícios de 291,1 milhões de toneladas (mt) para 2019-20. De acordo com a quarta estimativa antecipada, a produção de grãos de alimentos em 2018-19 é estimada em 284,95 milhões de toneladas, com produção Rituraj Tiwari de arroz estimada em 116,42 milhões de toneladas, o que inclui uma colheita de inverno de 14,29 milhões de toneladas.

“A colheita de Kharif do ano passado é estimada em 102,13 milhões de toneladas. Este ano, devido a inundações em 12 estados, a produção será um pouco baixa. Mas a produção geral de arroz deve coincidir com o nível do ano passado com a produção de Rabi, que deve ser melhor
devido às boas chuvas tardias e à alta umidade do solo ”, disse o funcionário.

Uma agência de pesquisa privada CRISIL -0,22 NSE -0,22% , no mês passado, divulgou dados de produção de grãos alimentícios estimando uma queda geral de 3-5% na produção total, com uma queda na produção de arroz em 7%.

“O feedback e a avaliação dos estados dizem que o arroz ainda está sendo plantado nas partes atingidas pelas enchentes do país. A água que recua nessas áreas torna o solo ainda mais propício para o plantio de arroz. Precisamos levar em consideração essas áreas adicionais de
cultivo de arroz, que serão adicionadas após o mês de agosto ”, disse o funcionário.

De acordo com o último relatório da Comissão Central de Água, que monitora o armazenamento de água em 113 grandes reservatórios do país, a água disponível nesses reservatórios é 115% maior que a do ano passado, prometendo uma melhor colheita de Rabi.

“A água desses reservatórios será usada para irrigação na próxima temporada de Rabi. Também esperamos uma produção abundante em Rabi", disse o funcionário. (Com agências internacionais).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter