Dietas saudáveis ​​revivem velha cepa de arroz na China

 Dietas saudáveis ​​revivem velha cepa de arroz na China

Artistas participam do festival do arroz Shanlan

Comparado ao arroz comum, o Shanlan pode crescer bem em encostas secas.

O arroz Shanlan, uma antiga cepa de arroz plantada por moradores da província de Hainan, no sul da ilha, devido à escassez de alimentos, tornou-se uma opção saudável e nutritiva.

"Tivemos que plantar arroz Shanlan nos velhos tempos porque não havia o suficiente para comer, mas agora cultivamos para obter lucro", disse Zhang Wancheng, agricultor de Qingsong Village, condado autônomo de Baisha Li, que reduziu a pobreza. plantando Shanlan em 2017.

Este ano, Zhang plantou 2,3 ​​hectares, com um rendimento de mais de 1.500 kg, no valor de quase 40.000 yuanes (cerca de US$ 5.680). "Eu nunca esperava que fosse vendido a um preço tão alto", disse ele.

Comparado ao arroz comum, o Shanlan pode crescer bem em encostas secas, uma adaptação à geografia da cidade de Qingsong que é abraçada por montanhas profundas e que antes não possuía terras aráveis ​​e instalações de irrigação.

O arroz Shanlan permaneceu uma cultura importante nessa área até os anos 80. Com as instalações de conservação de água melhoradas, o grão de alto rendimento foi rapidamente popularizado em Hainan, substituindo as variedades mais antigas.

Mas à medida que a sociedade se desenvolve, os consumidores chineses passaram de comer apenas para encher a barriga a cultivar hábitos por boa saúde, o que injetou nova vitalidade nessa velha cepa do grão.

"Como um tipo de grão grosso, o arroz Shanlan é rico em proteínas, e continuamos plantando-o de uma maneira tradicional que precisa de menos fertilizante", disse Chen Libin, funcionário local.

Desde 2015, Chen está comprometida em promover o arroz Shanlan por meio do comércio eletrônico e expandir sua escala de plantio. "Ele se mostrou popular no mercado, com pedidos de todo o país", disse ele.

Até agora, existem cerca de 127 hectares de Shanlan plantados na vila de Qingsong, em comparação com apenas 20 hectares há quatro anos.

"Ele tem sabor melhor do que o arroz comum e é bom para a saúde", disse Wang Wenzhi, turista.

Com a crescente ênfase no estilo de vida saudável, o arroz Shanlan voltou às mesas dos habitantes locais como alimento básico de primeira linha.

Segundo Yang Jinqi, um agricultor local, o produto é geralmente vendido a cerca de 30 yuan por kg, cinco vezes o preço do grão comum.

Com melhores métodos de lavoura e novos tipos de Shanlan mais produtivos, a produção média aumentou de 5 mil kg por hectare para mais de 7,3 mil kg por hectare, ajudando 87 famílias pobres da vila Qingsong a melhorar a renda. 

Agora, a vila Qingsong sozinha pode produzir um total de 200.000 kg anualmente, mas a oferta ainda está aquém da demanda. "As vendas aumentaram constantemente e quero continuar expandindo a área de plantio", disse Yang. A localidade realiza um festival anual da colheita, com a presença de artistas para celebrar o sucesso do cultivo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter