Agricultores pedem ação depois que arroz superior não ganha prêmio

 Agricultores pedem ação depois que arroz superior não ganha prêmio

Chookiat Ophaswongse, da TREA, defende investimentos em pesquisas

O arroz ST24 do Vietnã ganhou o prêmio deste ano, enquanto o arroz perfumado premium do Camboja, Malys Angkor, ganhou as honras em 2018.

Os comerciantes de arroz estão pedindo ao Ministério da Agricultura e Cooperativas Agrícolas que priorize o desenvolvimento e a melhoria das variedades de arroz depois que o arroz de jasmim da Tailândia, o tailandês Hom Mali, falhou em ganhar o prêmio de Melhor Arroz do Mundo pelo segundo ano.

O arroz ST24 do Vietnã ganhou o prêmio deste ano, enquanto o arroz perfumado premium do Camboja, Malys Angkor, ganhou as honras em 2018.

Chookiat Ophaswongse, presidente honorário da Associação Tailandesa de Exportadores de Arroz, disse que a falta do prêmio duas vezes seguidas indica que seus rivais têm trabalhado continuamente no desenvolvimento de seus produtos. O arroz de jasmim tailandês ganhou as honras em 2009, 2010, 2014, 2016 e 2017.

"Até onde eu sei, o ST24 do Vietnã nunca foi considerado o melhor antes, o que mostra que ele fez uma melhoria significativa. Isso é preocupante para a Tailândia, porque o produto vietnamita custa quase metade do preço do arroz tailandês", disse ele.

O arroz tailandês Hom Mali custa de US $ 1.100 a US $ 1.200 (B33.289 a B36.315) por tonelada, enquanto a versão vietnamita custa US $ 600 por tonelada, disse ele, acrescentando que o Vietnã também tem melhor rendimento por rai e menores custos de produção.

"Isso nos alertou e o Ministério da Agricultura deve se concentrar no desenvolvimento e aprimoramento das variedades de arroz tailandesas. Nossos vizinhos como o Vietnã e o Camboja quase nos alcançaram", afirmou.

O dirigente observou que se nada for feito para melhorar a qualidade, o arroz tailandês poderá se tornar uma coisa do passado em apenas cinco anos, porque os compradores optarão por uma versão mais barata se não houver grande diferença. Além disso, ele disse, o Vietnã passou cinco anos melhorando o sabor doce e delicioso do arroz ST24.

O concurso anual de arroz é conduzido por um painel de chefs internacionais que inspecionam e avaliam o aroma, sabor, textura e forma dos grãos de arroz em questão.

Kirati Ratchano, chefe interino do Departamento de Comércio Exterior, tentou aliar as preocupações dizendo que a maioria dos importadores ainda reconhece a qualidade do arroz tailandês, apesar de admitir que as autoridades precisam mantê-lo e melhorá-lo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter