Genoma do arroz basmati sequenciado

 Genoma do arroz basmati sequenciado

Cultivares têm predileção no mundo asiático

Cientistsa mapearam o genoma completo de duas variedades de arroz basmati.

Os cientistas mapearam o genoma completo de duas variedades de arroz basmati, incluindo uma que é tolerante à seca e resistente a doenças bacterianas. Os resultados, publicados na revista Genome Biology, também mostram que o arroz basmati é um híbrido de dois outros grupos de arroz.

Apesar da importância econômica e cultural das variedades de arroz aromático basmati e relacionadas, sua história evolutiva não é totalmente compreendida, disseram os pesquisadores.

Duas variedades

Os pesquisadores se concentraram em duas variedades de arroz basmati: o Basmati 334, do Paquistão, conhecido por ser tolerante à seca e resistente à ferrugem bacteriana que mata o arroz, e Dom Sufid, do Irã, um arroz aromático de grãos longos e um dos mais caros do mercado. .

A maior parte do material genético em basmati vem do japonica – um grupo de arroz encontrado no leste da Ásia – seguido pelo grupo de arroz encontrado no Bangladesh.

Os pesquisadores pretendem trabalhar com as comunidades científicas e de criação de arroz para identificar genes importantes, ver o que torna o grupo basmati único e até desenvolver marcadores moleculares para ajudar a criar novas variedades.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter