Duas províncias do Vietnã querem suspensão do bloqueio à exportação de arroz

 Duas províncias do Vietnã querem suspensão do bloqueio à exportação de arroz

Delta do Mekong deve produzir 11 milhões de toneladas de arroz na safra de inverno

Medidas eficazes e oportunas este ano salvaram a safra de inverno-primavera.

As províncias de Kiên Giang e Long An, no Delta do Mekong, pediram ao governo vietnamita que reconsidere sua proibição temporária das exportações de arroz, dizendo que isso desencorajaria os agricultores de cultivar a safra outono-inverno deste ano.

Falando em uma conferência online realizada para rever a safra de inverno do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD), o vice-presidente do Comitê Popular de Kiên Giang, Mai Anh Nhịn, alertou que a suspensão das exportações impactaria significativamente a produção de arroz.

Apesar da intrusão de água salgada nos rios, medidas efetivas e oportunas neste ano salvaram a safra de inverno-primavera, disse ele.

A província de Kiên Giang colheu 93% de sua colheita de arroz, com um rendimento médio de 7,24 toneladas por hectare, um aumento de 0,3 toneladas em relação ao ano passado. Até agora, a produção é de 1.924 milhões de toneladas, 104.712 toneladas a mais do que no ano anterior.

A próxima safra verão-outono deve crescer em 284.000 ha, disse ele.

Após a decisão do governo de suspender as exportações de arroz, os preços caíram de VN00-300-500 por quilo, e os preços baixos podem afetar a motivação dos agricultores para cultivar a safra verão-outono, alertou ele, pedindo o levantamento da proibição.

Nguyễn Thanh Truyền, diretor do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Long An Province, disse que muitas empresas estão preocupadas com a suspensão das exportações.

A província possui 300.000 toneladas de grãos em estoque e 24 empresas de exportação.

Ele pediu permissão para cumprir contratos de exportação assinados antes de 24 de março, alertando que, caso contrário, haveria perdas graves.

O vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lê Quốc Doanh, disse que o delta conquistou este ano uma importante vitória na superação dos efeitos da invasão e seca de água salgada.

A área de semeadura para a safra de inverno e primavera de 2019-20 na região sul foi superior a 1,6 milhão de hectares, e a produção é estimada em mais de 11 milhões de toneladas.

O ministério da agricultura enfatizou a importância de ajustar o cronograma agrícola para alcançar metas de produtividade, rendimento e produção e garantir oportunidades de exportação.

A segurança alimentar deve ser priorizada para se preparar para possíveis desastres naturais e eventos domésticos e globais infelizes, acrescentou. No final da tarde desta terça-feira, o governo do Vietnã anunciou que liberará a exportação de 400 mil toneladas em abril e, mediante estudo, mais 400 mil em maio.(Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter