Uruguaios voltam à carga pela importação de diesel

A lei considerada urgente prevê o fim do monopólio da Ancap, mas dentro da coalizão governamental há diferenças sobre a iniciativa.

Associação de Produtores de Arroz (ACA) do Uruguai divulgou um comunicado nesta quarta-feira insistindo na livre importação de combustíveis, devido "à grande preocupação existente no setor com a involução em termos de competitividade do preço do diesel" desde dezembro de 2019 a março de 2020.

Segundo o documento, em março o preço do diesel era 21% (US $ 7 por litro) acima da paridade de importação. Para a ACA, o principal motivo é "operações de monopólio da Ancap". “Vemos repetidamente como as melhorias são prometidas, as administrações mudam, mas infelizmente os problemas causados pelo monopólio persistem. No momento se a Ursea (Unidade Reguladora de Serviços de Energia e Água) divulgar os números para abril deste ano, veremos um aumento ainda maior na referida incompatibilidade, o que representará, sem dúvida, um dos piores números de competitividade no preço do diesel desde que os registros sejam mantidos", afirmou a união dos produtores.

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