Preços do arroz na Ásia têm comportamento misto

 Preços do arroz na Ásia têm comportamento misto

Superando o lockdown a Índia retoma exportações

Índia aumenta vendas, estoques tailandeses mais caros perdem espaço no exterior.

Os preços de exportação de arroz da Índia mantiveram-se perto da alta de nove meses nesta semana, devido à forte demanda de compradores na Ásia e na África, com a Tailândia perdendo espaço no mercado para os grãos mais baratos do principal exportador global.

A variedade parboilizada RI-INBKN5-P1 da Índia, 5% quebrados, foi cotada entre US $ 378 e US $ 383 por tonelada, inalterada em relação à semana passada.

A demanda por arroz indiano de compradores asiáticos e africanos vem melhorando lentamente, já que Nova Délhi oferece preços mais competitivos que a Tailândia, disse um exportador de Kakinada, no estado indiano de Andhra Pradesh, no sul da Índia.

Uma rúpia fraca também ajudou os negócios, aumentando a margem dos exportadores em vendas no exterior, disse o exportador.

Os preços de referência do arroz RI-THBKN5-P1 da Tailândia, 5% quebrados, foram cotados entre US $ 515 e US $ 546, abaixo dos US $ 535 a US $ 557 da semana anterior, devido à diminuição das preocupações com a oferta doméstica, mesmo com a demanda externa permanecendo inalterada, disseram traders.

"Os preços estão altos porque as indústrias estão preocupadas com a possível escassez por conta da estiagem prolongada, mas após um período de chuvas, as empresas estão começando a vender seus estoques novamente", disse um trader de arroz de Bangkok.

Uma das piores secas em décadas no início deste ano pressionou a oferta e elevou os preços do arroz tailandês ao seu nível mais alto em cerca de sete anos no início de abril.

Mas as preocupações com a oferta diminuíram devido às recentes chuvas e previsões de mais precipitações nas regiões produtoras de arroz do país, o que poderá normalizar a produção em sua maior colheita.

Enquanto isso, a oferta doméstica mais baixa elevou as taxas de arroz referencial RI-VNBKN5-P1 do Vietnã, 5% quebrados, para um novo pico de dois anos em US $ 450 por tonelada na quinta-feira, mas a atividade no mercado de exportação permaneceu estagnada.

"Poucos contratos novos foram assinados recentemente porque os suprimentos domésticos estão acabando e o mercado interno é remunerador", disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

"Muitas empresas locais estão se concentrando na compra de arroz de agricultores para o programa nacional de estocagem".

O primeiro-ministro vietnamita Nguyen Xuan Phuc concordou na semana passada em retomar totalmente as exportações de arroz do país a partir deste mês, depois de proibir as vendas internacional em março e limitar as remessas para abril a 500.000 toneladas. O objetivo foi garantir que o país tenha comida suficiente durante a pandemia de coronavírus.

Enquanto isso, o Ministério da Alimentação de Bangladesh disse na quinta-feira que o país compraria 1,15 milhão de toneladas de arroz beneficiado e mais 800.000 toneladas de arroz em casca dos agricultores locais na atual safra para garantir o abastecimento.

A compra de pânico elevou os preços do arroz doméstico para no maior aumento de dois anos em Bangladesh, já que o número de casos de coronavírus no país ultrapassou os 10.000 na segunda-feira. (Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter