Clima atrapalha plantio no Arkansas

Estado é o maior produtor de arroz dos Estados Unidos.

Os produtores do Arkansas relataram uma intenção de plantar cerca de 1,39 milhão de acres de arroz, de acordo com o relatório do USDA, divulgado em 31 de março. A área final do estado do arroz estará sujeita a vários fatores externos. O fato de quase nenhum arroz ter sido plantado cedo, devido às chuvas persistentes ao longo de março, pode diminuir a área total, segundo técnicos da Universidade Estadual (UA).

O prazo para declarar o plantio impedido de arroz no Arkansas é 25 de maio. Portanto, as chuvas contínuas na parte norte do estado durante a próxima semana também podem ter um impacto enorme na área total. Mas a supressão contínua dos mercados de soja pode vir a ser um motivador mais poderoso, do que o clima e fazer com que muitos produtores optem pelo cultivo do cereal.

"Os preços do arroz são melhores do que qualquer outra opção – certamente a soja – até o final da época de plantio. Dependendo da chuva da próxima semana, ainda podemos alcançar 1,5 milhão de acres de arroz”, disse Jarrod Hardke, engenheiro agrônomo de extensão de arroz da Divisão de Agricultura da Universidade do Arkansas.

Segundo ele, o estado tem se deparado com duas realidades distintas no Sul e no Norte, com chuvas intermitentes e frequentes afetando mais ao norte. Para 11 de maio, a média de área semeada nos últimos cinco anos é de 85%, mas em 2020 estava em 68%. “É pior do que a média, mas ainda é melhor do que os 45% do ano passado”, revela.

A USDA previa um aumento de área de 18% nos Estados Unidos, mas seu último relatório – em 11 de maio – reduziu a previsão para 17%. Até a semana passada, 70% da área total estavam plantados, abaixo da média de 75% para a época, e 40% estavam em emergência.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter