CBOT: Preços futuros altistas nos EUA significam maior lucratividade?

Entender a atual situação do mercado futuro de arroz exige um aprofundamento dos fatores fundamentais e técnico.

Durante a pandemia do COVID-19, os preços internacionais do arroz atingiram o pico em meio a preocupações com a oferta doméstica e a instituição de restrições à exportação por muitos fornecedores estrangeiros. À medida que os países implementavam medidas destinadas a mitigar os efeitos do coronavírus, estavam ocorrendo atrasos e interrupções em suas cadeias de suprimentos.

Embora seja difícil prever quando o mercado global de arroz retornará totalmente aos níveis de preços pré-COVID e à eficiência do mercado, os preços globais do arroz estão se tornando mais competitivos, o que, por sua vez, está afetando os preços internos.

No mercado dos EUA, os preços futuros permanecem elevados em comparação com os níveis pré-COVID, impulsionados, em parte, pela oferta limitada de arroz para safras antigas. A dinâmica da campanha de marketing de 2019 pode ser caracterizada por uma carga gerenciável que coincidiu com as vendas para o Iraque, embarques regulares de exportação da América Latina e um grande volume de arroz em bruto que foi vendido no início da campanha de comercialização de 2019/20.

Acredita-se que esses fatores combinados tenham sido os principais impulsionadores do aumento dos preços do arroz das safras antigas.

No entanto, entender a atual situação do mercado futuro de arroz exige um aprofundamento dos fatores fundamentais e técnicos .

Uma característica atraente dos futuros de negociação é que os lucros podem ser alcançados com os preços em queda (pela venda) e / ou aumento dos preços (pela compra). Quando as forças externas relacionadas ao COVID-19 começaram a afetar negativamente os mercados de milho, soja e algodão, os gestores de fundos (especuladores) procuraram investir no futuro do arroz.

Os contratos futuros de arroz tiveram um desempenho excepcionalmente bom desde o início da pandemia do COVID-19. Se esse forte desempenho no mercado futuro é o resultado de investidores que buscam um novo porto seguro para commodities, bens básicos como arroz e trigo têm se saído relativamente bem.

É importante observar que os futuros de arroz são “pouco negociados” em comparação com os mercados de grãos e oleaginosas. A influência externa dos especuladores pode levar a um mercado pouco negociado, exibindo repentinamente distorções no volume do contrato, que é interpretado como volatilidade implícita no mercado.

Como os preços futuros de arroz atraíram juros dos fundos, a magnitude de seus juros se reflete no volume diário de contratos.

Os contratos futuros de arroz para julho estão chegando ao seu nível mais alto desde 2008, quando foram negociados perto de US $ 25,00 / cwt. Alguns dos fatores subjacentes ao mercado de arroz (e entre os comerciantes, por sinal) incluem o ajuste da oferta e preocupações crescentes com a segurança alimentar global, uma vez que o coronavírus continua afetando os países e suas economias.

Com a desaceleração das exportações dos EUA, é difícil argumentar que os preços estão sendo suportados apenas pela demanda externa. Os relatórios de vendas de exportação do USDA têm sido “leves” nas últimas semanas.

Fundamentalmente, as forças de oferta e demanda demonstram que a oferta limitada leva a preços mais altos. Isso pode ser observado no atual ambiente de marketing. O aperto nos suprimentos de safras antigas se reflete nos preços dos contratos futuros de arroz em julho de 2020, que estão acima de US $ 22,00 / cwt.

Os preços futuros nesses níveis são muito difíceis de vender no mercado à vista. Os industriais não podem equiparar essas referências a um preço à vista pago com base no fato de que: a) não precisam de ações adicionais para atender às necessidades imediatas; ou, b) optará por garantir o fornecimento posteriormente quando os preços diminuírem.

Os novos preços das safras para o contrato de setembro de 2020 são firmes no nível médio de US $ 12,00. Essa inversão entre os preços futuros da safra antiga e da nova refletem a oferta disponível no curto prazo versus uma perspectiva de oferta no longo prazo.

Dado que a área cultivada e a produção devem aumentar em 2020, este último é um argumento lógico de por qual motivo a inversão de preços existe entre os contratos futuros de arroz de julho e setembro e por que o contrato de setembro reflete um preço de US $ 12,00 / cwt.

É razoável esperar que os futuros de julho caiam antes da data de entrega do contrato.

Especuladores externos entraram no mercado de arroz e estabeleceram uma posição vendida para o contrato de julho.

Isso significa que esses investidores externos esperam que o preço futuro caia e venderiam contratos futuros na esperança de poder recomprar posteriormente contratos idênticos e compensatórios a um preço mais baixo.

À medida que os futuros de arroz continuam atingindo novos patamares em julho, os futuros de setembro absorveram parte do momento e romperam sua faixa de negociação lateral no recente rali. É verdade que a dinâmica do mercado do contrato de setembro é diferente. É possível que quando o rali de julho termine, o mercado provavelmente cairá e isso provavelmente será de baixa para os contatos de setembro.

Nesta época do ano, o clima adverso às vezes pode ser um fator importante por trás do discurso dos contratos futuros. Nesse cenário, os produtores podem aproveitar isso como uma oportunidade de proteger a produção antecipada de novas culturas, se isso se encaixar em sua estratégia de marketing.

Por outro lado, as chuvas oportunas, combinadas com a área cultivada de novas culturas expandidas, podem causar uma reação negativa no futuro à medida que a estação de crescimento avança. Esse cenário parece estar se materializando para a nova safra de arroz (por exemplo, contrato de setembro), possivelmente sinalizando que há ampla oferta para 2020. No entanto, uma tempestade tropical no Golfo do México pode mudar isso.

O preço futuro e o preço à vista de uma mercadoria não são os mesmos.

Embora seja fantástico para um produtor capturar um preço futuro de US $ 22,00 / cwt de julho para sua colheita quando for colhida em agosto, as novas dinâmicas sobre os indicadores de colheita não demonstram que a oferta doméstica de arroz seja tão apertada nos Estados Unidos e nem a demanda de exportação seja drasticamente aumentada devido um grande déficit de um de nossos concorrentes de exportação.

Simplificando, o arroz de US $ 22,00 / cwt não reflete com precisão as condições reais do mercado para a atual campanha.

Para o produtor, os preços do arroz são baseados em qualidade de grão, qualidade de engenho e custos de transporte. Os preços médios das fazendas da temporada atual são projetados pelo USDA em US $ 11,80 / cwt para o arroz de grãos longos para a safra 2020.

Na Louisiana, os novos lances de safra são de US $ 12,00 / cwt. No Centro-Sul, as ofertas são de US $ 13,00 / cwt CIF (custo, seguro e frete) para Nova Orleans. Lances em dinheiro como esses podem ser considerados um pouco fortes, dadas as perspectivas de oferta e demanda para a campanha de 2020.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter