Preços do arroz na Ásia mantém queda com menor demanda e safra nova

 Preços do arroz na Ásia mantém queda com menor demanda e safra nova

Produtores da Índia reforçam as operações de semeadura com clima mais favorável

A desvalorização da Rúpia, na Índia, e aumento da oferta ajudou a reduzir preços nos grandes exportadores globais.

 Os preços do arroz na exportação indiano caíram para o menor nível em mais de dois meses, nesta semana, devido a uma rupia mais fraca frente ao dólar americano e à demanda retraída, enquanto a oferta de uma colheita em andamento pesou sobre as cotações vietnamitas.

O principal exportador global, a Índia, viu seus preços do arroz parboilizado (5% quebrados) <RI-INBKN5-P1> cair para $ 366- $ 372 por tonelada, os menores desde 26 de março, de $ 368- $ 373 que eram praticados na semana passada. 

A rupia desvalorizou mais de 6% este ano, levando os exportadores a reduzir as cotações para se manterem ativos.

"Mesmo depois de baixar os preços, não há melhora na demanda", assegurou um exportador ouvido em Kakinada, no sul de Andhra Pradesh.

Mesmo com problemas de mão de obra e rebixamento do lençol freático em algumas regiões, a produção de arroz da Índia pode alcançar um recorde, já que os agricultores estão expandindo a superfície semeada por causa das boas chuvas de monções e das garantias oferecidas pelo governo do país para subsidiar a produção local.

A demanda também diminuiu para o arroz do Vietnã, com as cotações do grão beneficiado ( 5% de quebrados ) <RI-VNBKN5-P1> caindo para US $ 450 por tonelada, o menor valor em quase dois meses. Os preços haviam atingido o patamar mais alto em oito anos, a US $ 475 em 4 de junho, com as chuvas dificultando a colheita.

"A demanda de compradores estrangeiros enfraqueceu esta semana", afirmou um trader da cidade de Ho Chi Minh.

Outros comerciantes disseram que os suprimentos domésticos estão aumentando em meio à colheita de verão e outono, acrescentando que o Vietnã poderia exportar de 2,3 a 2,5 milhões de toneladas desta temporada após garantir o abastecimento suficiente para o consumo local.

Os preços do arroz Tailândia, com 5% de quebrados, <RI-THBKN5-P1> caíram de US $ 505 a US $ 525 a tonelada na quinta-feira, depois de alcançar de US $ 505 a US $ 533 na semana passada, com traders atribuindo a queda a um baht mais forte.

"A demanda permanece estável porque nossos preços são mais altos que a Índia e o Vietnã", assegurou um trader de arroz de Bangkok.

As preocupações com o suprimento persistiram depois que uma seca dificultou a produção no início deste ano.

"Mais chuvas nesta temporada de monções vão melhorar muito a oferta, mas o mercado ainda está um pouco preocupado entre a demanda pelo Covid-19 e a relação cambial, daí os altos preços", explicou outro trader de arroz.

Os estoques em Bangladesh, o quarto maior produtor mundial de arroz, provavelmente cairão 8,33% em 2021 por causa da pandemia de coronavírus, ameaçando a segurança alimentar, informou a Organização de Alimentos e Agricultura no início deste mês.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter