Preços da Tailândia caíram ao menor valor em quatro meses

 Preços da Tailândia caíram ao menor valor em quatro meses

Tailândia pode ser mais competitiva com elevação dos preços na Índia

Baixa demanda, que pode fazer Vietnã tomar a segunda posição em exportações globais dos tailandeses, e um bath enfraquecido reduziram os preços.

Os preços de exportação do arroz tailandês caíram para o menor nível em mais de quatro meses nesta semana devido à falta de compradores e ao enfraquecimento do baht, enquanto a forte demanda de Cuba e Malásia elevou as taxas vietnamitas para o patamar mais elevado em quase um mês, segundo noticia a Agência Reuters.

Os preços de referência do arroz quebrado na Tailândia, 5% quebrados, <RI-THBKN5-P1> caíram para US $ 440 a US $ 455 na quinta-feira, 16 de julho, o menor desde o final de fevereiro, diante dos US $ 455 a US $ 485 cotados na semana passada.

As taxas tailandesas também foram afetadas pelas expectativas de oferta fresca de arroz no início do próximo mês, com a chegada de nova safra.

"Sem compradores agora, a injeção de nova oferta poderia reduzir ainda mais o preço", disse um trader de Bangcoc.

No Vietnã, as cotações de arroz com 5% quebrados <RI-VNBKN5-P1> aumentaram para US $ 435 a US $ 457 por tonelada, a maior desde 18 de junho, de US $ 425 a US $ 457 na semana anterior.

"A forte demanda de Cuba e Malásia elevou um pouco os preços", explicou um trader da cidade de Ho Chi Minh.

"No entanto, a atividade comercial desacelerou esta semana, já que alguns compradores aguardam que os preços caiam em antecipação ao aumento da oferta da colheita em andamento que terminará no início do próximo mês".

Os operadores de negócios esperam um aumento nos embarques de arroz para a Europa depois que um acordo de livre comércio entre o Vietnã e a União Europeia entrar em vigor a partir de 1º de agosto, enquanto a imposição de uma cota anual pela UE impedirá um forte aumento nas exportações.

As referências para a variedade parboilizada com 5% de quebrados da Índia <RI-INBKN5-P1> permaneceram inalteradas entre US $ 377 e US $ 382 por tonelada, à medida que os agricultores expandiam a área cultivada com o arroz semeado no verão.

"A demanda é moderada. O aumento de casos de coronavírus na Ásia e na África é uma grande preocupação. Isso poderia criar problemas logísticos para compradores e vendedores", afirmou um exportador com sede em Kakinada, no sul de Andhra Pradesh, um dos maiores estados produtores de arroz hindu.

Os agricultores indianos plantaram arroz em 12 milhões de hectares até 10 de julho, um aumento de 26% em relação ao ano anterior, segundo dados do governo.

Bangladesh tomará nos próximos dias uma decisão sobre o corte de impostos sobre as importações de arroz, disseram autoridades do Ministério da Alimentação.

As inundações também atingiram o cultivo em Bangladesh, disseram os agricultores, submergindo áreas de lavouras.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter