Índia aumenta em 17% sua área semeada com arroz na safra Kharif

 Índia aumenta em 17% sua área semeada com arroz na safra Kharif

Mulheres transplantam mudas de arroz na Índia

Expectativa é de um recorde produtivo, uma vez que o país quer aumentar estoques e avançar sobre o mercado internacional, onde já é líder em fornecimento.

A área plantada com arroz na temporada Kharif (primavera-verão) aumentou 17,33%, na Índia, o segundo maior produtor de arroz do mundo e o maior exportador global. A expectativa é de que a área plantada supere 22 milhões de hectares, ou (220,24 lakh), no ano comercial de julho/20 a junho/21. No mesmo período do ano passado foram plantados 18,7 milhões de hectares, segundo o Ministério da Agricultura hindu.

O arroz é a principal cultura de verão no país. A semeadura das culturas de Kharif começa com o início das monções do sudoeste a partir de junho, enquanto a colheita começa a partir de outubro.

"O governo da Índia está tomando várias medidas para facilitar os agricultores e as atividades agrícolas em nível de campo durante a pandemia do COVID-19. Houve um progresso satisfatório na cobertura da área de semeadura sob as culturas kharif", afirmou o Ministério em comunicado.

Da área total de arroz coberta até agora, foi relatada uma área de plantio mais alta em Uttar Pradesh, onde os agricultores semearam arroz em 6,5 milhões de hectares, seguido por Jharkhand (6,1 milhões/ha), Madhya Pradesh (5,98 M/ha), Bihar (5,66 M/ha), Chhattisgarh (3,57 M/ha), Bengala Ocidental (2,80 M/ha) e Telangana (2,5 milhões de hectares).

Além do arroz, o plantio de leguminosas aumentou significativamente. A área total coberta por vários pulses em Kharif aumentou 25,74%, para 9,97 milhões de hectares até agora, contra 7,9 milhões na temporada anterior. Da mesma forma, a área semeada com cereais grossos (milho, trigo, sorgo, aveia, etc…) aumentou 14%, para 13,7 milhões de hectares, em comparação com 12,3 milhões de hectares no ano anterior.

A cobertura de oleaginosas, lideradas pela soja, aumentou 24,56% para 16,63 milhões de hectares para esta temporada.

Entre as culturas comerciais, a área semeada para cana-de-açúcar subiu para 5,15 milhões d hectares, frente a 5,10 milhões no ciclo Kharif anterior.

O plantio de algodão aumentou 22,50%, para 11,8 milhões de hectares área até agora nesta temporada. A cobertura total da área sob todas as culturas de Kharif aumentou 18,5%, para 79,99 milhões de hectares.

A Comissão Central da Água (CWC) informou que o armazenamento em 123 reservatórios de diferentes partes do país foi 155% superior sobre o período correspondente do ano passado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter