Tailândia promete ajustar estratégia de exportação de arroz

 Tailândia promete ajustar estratégia de exportação de arroz

Feira de arroz na Tailândia movimenta diferentes tipos do grão

O ministério está buscando uma estratégia para melhorar a competitividade, cobrindo todo o sistema, incluindo marketing, cultivo e P&D de novas variedades .

O ministro do Comércio da Tailândia, Jurin Laksanawisit promete acelerar o ajuste da estratégia tailandesa do arroz o mais rápido possível, pois a indústria enfrenta uma série de desafios, incluindo um baht forte e custos de produção crescentes.

Jurin disse, depois de presidir uma feira tailandesa de arroz com fragrância hom mali na quarta-feira, que as exportações de arroz têm se saído mal desde o início do ano passado por causa das oscilações cambiais e do baht ascendente, tornando o arroz tailandês mais caro do que os grãos concorrentes.

"O ministério está buscando uma estratégia de arroz para melhorar a competitividade, cobrindo todos os sistemas, incluindo marketing, cultivo e P&D de novas variedades de arroz", frisou Jurin. "Também estamos trabalhando para encontrar maneiras de reduzir os custos de produção para os agricultores, para tornar o arroz tailandês mais acessível."

Ele afirmou que o ministério está promovendo sete produtos de arroz e desenvolvimento de sementes como parte de uma estratégia de produção liderada pelo marketing para 2020-24 recentemente anunciada pelo ministério.

O plano estratégico de quatro anos se concentrará no arroz tailandês hom mali, arroz tailandês perfumado, arroz branco de textura macia, arroz branco de textura dura, arroz parboilizado, arroz glutinoso e arroz especial.

O mercado de arroz também será dividido em três categorias: Thai hom mali e arroz aromático para o mercado premium; arroz branco de textura macia, arroz branco de textura dura e arroz parboilizado para o mercado de massa; e arroz glutinoso e arroz de qualidade especial para o mercado de especialidades.

Jurin explicou que o Ministério do Comércio trabalhará em estreita colaboração com a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia para buscar novos parceiros comerciais para expandir o mercado de exportação, já que o arroz tailandês continua em forte demanda globalmente devido à sua qualidade.

Ele confirmou que o forte baht e a pandemia do coronavírus são os principais obstáculos para as exportações neste ano.

Jurin já ordenou que os embaixadores comerciais em vários países acelerem a busca por novos mercados e promovam o arroz tailandês para atingir mais consumidores nos mercados estrangeiros.

Charoen Laothammatas, presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, crê que as perspectivas de exportação de arroz parecem sombrias devido ao baht mais forte e aos preços mais altos.

O preço FOB (free-on-board) do arroz branco tailandês 5% está agora cotado a US $ 460 a tonelada, enquanto o arroz branco indiano está em US $ 370 a tonelada, levando os importadores a comprar mais arroz indiano, disse Charoen.

Ele instou o governo a acelerar a busca de formas de reduzir os custos de logística, incluindo os custos de transporte.

A associação recentemente reduziu sua previsão de exportação de arroz para 2020 para 6,5 ​​milhões de toneladas, a menor em 20 anos, de uma previsão anterior de 7,5 milhões, citando uma série de ventos contrários, incluindo a crise do vírus que enfraqueceu a demanda global, um forte baht que produz arroz tailandês mais caro e contínuo corte de seca na produção.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter