Indústrias de beneficiamento precisam importar arroz e pedem retirada da TEC

 Indústrias de beneficiamento precisam importar arroz e pedem retirada da TEC

Estados Unidos devem ser a origem de boa parte das compras brasileiras de arroz

A necessidade de elevar as importações decorre da forte demanda por arroz nos mercados interno e externo provocada pela pandemia.

O Brasil precisará elevar as importações de arroz para ter segurança no abastecimento dos consumidores do mercado interno, neste período de pandemia do coronavírus, até o final deste ano, informa a Abiarroz. Para tanto, as indústrias de beneficiamento estão fechando negócios com outros países para compra do cereal e devem pedir ao governo federal a retirada da TEC (Tarifa Externa Comum) sobre as importações de arroz.

De acordo com a Abiarroz, o arroz brasileiro é exportado sem oneração alguma. Por isso, a entidade defende que as importações também não sejam taxadas, seguindo o princípio de livre comércio, além da garantia de valores mais justos nessas operações.

Ainda segundo a Abiarroz, a necessidade de elevar as importações decorre da forte demanda por arroz nos mercados interno e externo provocada pela pandemia. Conforme a associação, as compras de terceiros países vão assegurar o suprimento doméstico até o início da colheita da próxima safra.

5 Comentários

  • Vão importar um monte de arroz. O preço não vão baixar para o consumidor. Ano que vem não valerá nada para o produtor! Tem muito arroz estocado. A indústria sempre jogando! Por isso que eu aviso os indecisos. Plantem soja e não plantem arroz!!! Vão fazer de tudo para reduzir para menos de R$ 50 ano que vem. E quando cai não tem de elevar TEC para proteger o produtor.

  • E dai ano que vem arroz a R$ 45… plantem soja to avisando pessoal!

  • E que tal reduzirem a taxação para reduzir o custo ao produtor?
    Nao há que se falar em livre comercio quando nao se permite ao produtor local competir em condicoes de igualdade com o externo.
    Além disso, a medida causaria um estrago enorme e duradouro sobre os já quebrados e endividados produtores para resolver um problema que deve se corrigir sozinho na próxima safra.

  • Que legal. …a Abiarroz pedindo para retirar a Tec…..quando a indústria não consegue colocar a mão no arroz a depósito do produtor para achatar o preço, e fazer estoque, tendo que recorrer a compra Spot, (a vista ) , acha ruim e apela ao governo para retirada da Tec.
    Ora ora srs industriais, não andem na contra-mão do livre mercado, assumam com decência a postura que sempre tiveram, abaixando o preço sempre que tiveram boa oferta por parte dos produtores. …..paguem pela baixa oferta…..com certeza o arroz dos produtores estocados aparecerá e não precisarão importar. .

  • Pra q trazer de fora, não juntaram até às últimas migalhas pra dizer q não ia faltar arroz, sempre aparecia uma nova projeção de safra pra mais cada vez q anunciavam . O q não contavam é q o governo despejando bilhões com auxílio ia alimentar muita gente e agora querem adquirir arroz mais barato pra ganharem nas custas do produtor. Sds. Bons negócios e soja avante.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter