Entidades garantem abastecimento após manutenção da TEC do arroz

 Entidades garantem abastecimento após manutenção da TEC do arroz

Farsul e Federarroz garantiram que não há risco de falta do grão no mercado

A possibilidade de retirada da TEC desagradava parte das entidades representativas do setor, temendo prejuízo à competitividade do grão nacional em relação ao importado .

Após a Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura aprovar, terça-feira (1), a manutenção da Tarifa Externa Comum (TEC) de 10% para importação do arroz em casca e de 12% para o grão beneficiado, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) se manifestaram sobre a situação da safra e o abastecimento do produto no mercado.

Em nota, as entidades afirmaram que vão orientar os produtores gaúchos para evitar qualquer risco de desabastecimento. "Temos o compromisso da manutenção da segurança alimentar à população brasileira e de não criar distorções que possam afetar o equilíbrio do mercado como ocorreu em anos anteriores, afetando negativamente o setor produtivo", diz o documento.

A possibilidade de retirada da TEC desagradava parte das entidades representativas do setor, temendo prejuízo à competitividade do grão nacional em relação ao importado. Do outro lado, a retirada da taxação era vista como forma de evitar aumento no produto em meio à pandemia do novo coronavírus.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter