OCP do Marrocos faz parceria com a Costa do Marfim para aumentar a produção de arroz

 OCP do Marrocos faz parceria com a Costa do Marfim para aumentar a produção de arroz

Sistema de produção na Costa do Marfim é arcáico e de baixa produtividade

Além de impulsionar a produção nacional de arroz, o acordo também visa tornar o país um dos maiores exportadores africanos..

A gigante do fosfato de Marrocos, OCP, assinou sexta-feira um Memorando de Entendimento (MoU) com a Costa do Marfim, com o objetivo de relançar a produção de arroz no país subsaariano.

O MoU é o culminar da estreita cooperação entre o Ministério da Promoção do Arroz da Côte d’Ivoire e a OCP África .

Segundo as partes signatárias, o acordo pretende impulsionar a implementação da estratégia do arroz na Côte d’Ivoire e tornar o país autossuficiente até 2025. Para o governo da Costa do Marfim, entretanto, o objetivo a longo prazo é ser um dos maiores exportadores africanos de arroz até 2030.

A OCP África visa atingir seu objetivo no país da África Ocidental reestruturando as cadeias de valor para as atividades de cultivo de arroz, dando acesso mais amplo a fertilizantes adequados para melhorar a produtividade e a renda dos agricultores na Costa do Marfim.

Também estão incluídos no acordo o estudo de solos, ações de formação para agricultores, iniciativas de sensibilização sobre boas práticas agrícolas, bem como a digitalização do processo da cadeia de valor.

A assinatura do acordo contou com a presença do Ministro da Promoção do Arroz da Côte d’Ivoire, Gaoussou Touré, do representante da OCP África, Mohamed Benzekri, e do Embaixador do Marrocos em Abidjan, Abdelmalek Kettani.

A Costa do Marfim é um dos vários países da África a se beneficiar da experiência do OCP em agricultura.

Em maio, a OCP se associou à Kenya National Trading Corporation ( KNTC ) para melhorar o acesso dos agricultores a fertilizantes a preços acessíveis.

O diretor-gerente da KNTC, Timothy Mirugi, disse que a parceria com a OCP é um "esforço louvável".

Além da Costa do Marfim e do Quênia, o OCP África também lançou em 1º de dezembro um projeto de fertilidade em Gana para ajudar o país a enfrentar seus desafios de segurança alimentar.

Em todos os seus projetos em todo o continente, o OCP intervém para a maioria para ajudar os agricultores com ferramentas de análise de solo e fornecer às agências nacionais equipamentos de laboratório de última geração para lidar melhor com a fertilidade do solo.

Com o seu papel de liderança de garantir a segurança alimentar na África, o gigante marroquina tem desenvolvido parcerias com vários países africanos, incluindo Nigéria , Zâmbia, Benin, Tanzânia, Etiópia, Burkina Faso e Ruanda.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter