Preços do arroz caem no Vietnã com o início da colheita

 Preços do arroz caem no Vietnã com o início da colheita

Nova safra da Ásia ampliará a oferta e deve pressionar as cotações

Filipinas suspendeu as compras até pelo menos o próximo mês e na Índia a desvalorização da moeda afetou as exportações.

Os preços de exportação do arroz caíram nos principais centros da Ásia esta semana, com as cotações no Vietnã estendendo a queda, uma vez que as Filipinas interromperam as compras e o início de uma nova safra aumentou a pressão de oferta. 

Os preços do Vietnã para o arroz 5% de quebrados <RI-VNBKN5-P1> caíram para $ 470- $ 475 a tonelada na quinta-feira, de uma faixa de $ 485- $ 490 a tonelada uma semana antes.

"A colheita de outono-inverno começou em algumas partes do Delta do Mekong, incluindo as províncias de Bac Lieu e Dong Thap", disse um trader da cidade de Ho Chi Minh.

"Os preços devem cair ainda mais quando a colheita atingir o pico em outubro", acrescentou o negociante.

Enquanto isso, as Filipinas pararam de comprar a safra básica do Vietnã e podem não retomar suas importações até o mês que vem, disseram agentes de mercado.

Na Tailândia, os preços de referência do arroz 5% de quebrados <RI-THBKN5-P1> caíram para US $ 475- $ 495 por tonelada na quinta-feira, de US $ 480- $ 504 na semana passada, com demanda moderada e uma ligeira mudança nas taxas de câmbio.

Traders consideram que a oferta permaneceu estável antes da próxima safra no final de outubro e que a nova temporada de vendas pode derrubar os preços significativamente mais.

Na Índia, o principal país exportador de arroz, a variedade parboilizada 5% de quebrados <RI-INBKN5-P1> foi cotada em torno de $ 379- $ 385 por tonelada, abaixo dos $ 387- $ 394 da semana passada, devido à desvalorização da rúpia e fraca demanda .

"A demanda está moderada. Os compradores estão parando depois de comprar agressivamente em julho e agosto", afirmou um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul do país hindú.

A rupia indiana caiu na quinta-feira para o nível mais baixo em quase um mês.

Os preços domésticos subiram em Bangladesh após que uma campanha do governo para aumentar o abastecimento depois que as enchentes destruíram as safras e não alcançaram suas metas.

"Estamos avaliando as reservas de arroz em todo o país. Se necessário, será importado para manter o preço de mercado estável", disse o ministro da Alimentação de Bangladesh, Sadhan Chandra Majumder.

O governo precisa começar a importar arroz sem demora, disseram os comerciantes. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter