Brasil já negociou 225 mil toneladas de arroz após a isenção da tarifa de importação

 Brasil já negociou 225 mil toneladas de arroz após a isenção da tarifa de importação

Expectativa é de que o produto comece a chegar no Brasil depois de 20 de outubro

O produto negociado com Estados Unidos, Índia e Guiana deve entrar no país na segunda quinzena de outubro e em novembro .

O Brasil já negociou um total de 225 mil toneladas de arroz dos Estados Unidos, Índia e Guiana, que deverão entrar no país na segunda quinzena de outubro e em novembro. O governo federal tomou a decisão de zerar a Tarifa Externa Comum (TEC) sobre a importação de arroz de fora do Mercosul, como medida para conter a alta nos preços do produto no mercado interno.

A medida foi aprovada no início de setembro, quando o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) zerou a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano, por proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A redução temporária está restrita à cota de 400 mil toneladas do grão.

”O aumento no consumo interno provocado pelo crescimento da alimentação em domicílio por efeito da pandemia de Covid-19 resultou na elevação de preços de alimentos básicos, como arroz e feijão”, analisa Sílvio Farnese, diretor de Comercialização e Abastecimento do Mapa. Segundo ele, o incremento da demanda mundial de alimentos com a preocupação da segurança alimentar criou no país um cenário propício ao aumento das exportações de arroz em ritmo recorde em relação aos anos anteriores.

Farnese explica que a pressão do comportamento cambial com a desvalorização do Real e o aumento nas cotações externas agudizaram ainda mais a pressão exportadora, reduzindo a competitividade da importação. "Com isso, o equilíbrio entre a oferta e demanda interna ficou bastante ajustado criando um comportamento favorável à elevação nas cotações internas de forma recorde", diz.

A produção brasileira de arroz na safra 2019/2020, estimada pela Conab em 11,2 milhões de toneladas, atende ao consumo estimado em 10,8 milhões de toneladas. Para 2021, é esperado um crescimento na produção de arroz de 7,2% em relação à safra anterior. 

4 Comentários

  • A Conab sempre acertando em seus prognósticos, crescimento de 7,2 % em relação a safra anterior…..da onde tiram estes números ???….agora caíram de vez no ridículo…..querem iludir a quem ?? para os de bom senso impossível saber se haverá crescimento…. por que não ficam de bico calado os seus técnicos….ficaria menos feio os seus prognósticos surreais!!!
    Caiam na real senhores….a imprevisibilidade de plantio e volume produzido é uma incógnita que ninguém que tenha juízo pode tentar prever!!!

  • Notícia boa
    Podemos plantar soja…

  • As barragem nem encheram ainda, e tem previsão de lâmina, provavelmente já abriram um canal do mar até a fronteira, e já ficam alardando aumento de produtividade . Soja irrigada é uma boa opção. Sds.

  • Plantem Soja meus amigos, safra de 12.000.000 de arroz mais importaçaõ vai derrubar os precos no mercado ..
    Depois ficam chorando pelo prejuizo..

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter