Tufões pode afetar metas de suficiência de arroz nas Filipinas

 Tufões pode afetar metas de suficiência de arroz nas Filipinas

Os campos de arroz submergem em inundações após fortes chuvas

Baixa na produção filipina pode ser de 3% a 4% do total no ano.

Os danos causados ​​pelos recentes tufões nas Filipinas devem resultar em uma redução na autossuficiência do país em arroz em relação à meta atual do Departamento de Agricultura (DA), disse o secretário William Dar na quinta-feira. Em uma entrevista ao ABS-CBN News Channel, Dar disse que o DA quer elevar o nível de auto-suficiência de arroz do país para 93%. “Agora, se conseguirmos cumprir essa meta, teremos de importar apenas 7% do nosso consumo total de arroz”, disse ele.

“Com os danos do tufão agora, isso poderia diminuir e nos levar de volta a quase 89% a 90%. Ainda precisamos gerar 10% de nosso consumo total de arroz”, acrescentou.

Dar avalia que se o país for capaz de produzir 90% de seu estoque-alvo de arroz, o abastecimento do percentual restante terá que ser importado de outros países. Questionado se isso significa que haverá mais importação de arroz em 2021, Dar enfatizou: “Sim, isso é um fato, porque ainda não somos capazes de produzir 100% de nossas necessidades”.

Mesmo assim, garantiu que o país ainda tem suprimento suficiente de arroz, apesar da devastação causada pelos recentes tufões, o último dos quais foi o tufão Ulisses, que trouxe fortes inundações em partes de Luzon.

Ele disse que apenas oito dias de abastecimento de arroz foram prejudicados e que o país ainda tem oferta de arroz para 82 dias.

“Dentro do ano, como eu disse, no final do ano ainda temos 82 dias para durar, o que nos trará mais 82 dias a partir de janeiro de 2021 depois a produção final de março e abril". Os tufões Quinta, Rolly e Ulysses causaram P$ 12,3 bilhões em danos ao setor agrícola com base nos dados do DA na manhã de quinta-feira. (Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter