Ásia: cotações indianas se elevam com nova demanda chinesa e africana

 Ásia: cotações indianas se elevam com nova demanda chinesa e africana

Índia poderá chegar perto de 15 milhões de toneladas de arroz exportado em 2020

As vendas hindus entre janeiro e outubro aumentaram 43% em relação ao ano anterior, para 11,95 milhões de toneladas, uma vez que os adquirentes compraram o grão a preços mais baixos para recompor os estoques.

Os preços de exportação do arroz indiano aumentaram esta semana, já que a China iniciou as compras no país hindu pela primeira vez em cerca de três décadas e com uma melhor demanda da África, enquanto as preocupações com a oferta impulsionaram as taxas tailandesas ao maior valor em três meses. A China importará 100 mil toneladas de arroz quebrado da Índia em uma base FOB (free-on-board) devido ao aperto no fornecimento da Tailândia, Mianmar e Vietnã e uma oferta de preços com descontos acentuados promovida pelas empresas indianas.

Com isso, a variedade parboilizada RI-INBKN5-P1, 5% quebrados, do principal exportador global, subiu para $ 375- $ 381 por tonelada desde os $ 372- $ 378 na semana anterior. “A demanda é boa, mas gargalos logísticos nos portos limitam os embarques”, lamenta Himanshu Agarwal, diretor executivo da Satyam Balajee, maior empresa exportadora de arroz da Índia.
As vendas hindus entre janeiro e outubro aumentaram 43% em relação ao ano anterior, para 11,95 milhões de toneladas, uma vez que os adquirentes compraram o grão a preços mais baixos para recompor os estoques após as secas atingiram as disponibilidades dos rivais.

Bangladesh também comprará 50 mil toneladas de arroz parbo da Índia por US $ 416 por tonelada, através de seu primeiro leilão de compra em três anos, disseram as autoridades. A oferta mais baixa em seu segundo leilão, um volume semelhante, foi estimada em US $ 404,35 a tonelada, disseram traders em avaliações iniciais. Os preços de referência do arroz RI-THBKN5-P1 (5% de quebrados) da Tailândia subiram para $ 480- $ 516 de $ 480- $ 490 uma semana antes.

A colheita foi paralisada e os industriais do grão estavam segurando os estoques existentes, reduzindo a oferta e elevando os preços, asseguraram traders de Bangkok. Os preços da variedade RI-VNBKN5-P1 (5% de quebrados) do Vietnã caíram para US $ 470- $ 490 por tonelada na quinta-feira, desde US $ 495- $ 500 uma semana atrás, devido à fraca demanda. “O comércio parou recentemente, pois os agentes de negócios esperam o resultado da 12ª Conferência Mundial do Arroz online, em curso”, assegurou um trader de Ho Chi Minh.

“Esperamos que os preços permaneçam pouco alterados até o próximo ano, quando as Filipinas deverão comprar mais arroz do Vietnã após as recentes inundações no país”, concluiu.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter