EUA puxam exportações brasileiras de arroz em novembro, diz Abiarroz

Em novembro, o Brasil importou 187.574 toneladas de arroz.

Puxadas pelos Estados Unidos, as exportações brasileiras de arroz (base casca) somaram 72.794 toneladas em novembro, cerca de 58 mil t a menos do que em igual mês de 2019, quando totalizam 130.638 t, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério da Economia. As compras do mercado estadunidense totalizam 40.275 t, sendo 96% deste total de arroz quebrado.

Além dos EUA, outros principais destinos das exportações brasileiras de arroz em novembro foram a Venezuela (15.696 t), o Peru (10.239 t), a Arábia Saudita (1.941 t) e Cabo Verde (1.235 t).

No ano comercial – março a novembro –, as exportações brasileiras de arroz chegaram a 1,61 milhão de toneladas, contra 982.883 t de igual período do 2019, mostram os números do Ministério da Economia, de acordo com a Abiarroz.

No acumulado do ano (janeiro a novembro), os embarques de arroz alcançaram 1,76 milhão de toneladas, contra 1,2 milhão do mesmo período de 2019.
Importações

Em novembro, o Brasil importou 187.574 toneladas de arroz, contra 66.420 t do mesmo mês de 2019. EUA (56.067 t), Paraguai (48.711 t), Uruguai (46.857 t), Argentina (16.724 t), Índia (11.707 t) e Suriname (4.485 t) foram os principais fornecedores do produto para o mercado brasileiro.

Ainda segundo a Abiarroz, no ano comercial (março a novembro), as importações brasileiras totalizaram 919.325 t, contra 829.710 t de igual período de 2019.

Eficiência brasileira

Na avaliação do diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata, o Brasil mostrou muita eficiência, ao longo do ano, na sua missão de abastecer os mercados interno e externo, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, como as de ordem logística e de fornecimentos de insumos.

“Atendemos todos os mercados com crescimento dos volumes embarcados. O Brasil conseguiu cumprir a sua missão na segurança alimentar, garantindo o abastecimento para a população nos mercados doméstico e internacional e superando todas as adversidades”, reforçou o executivo do Sindarroz-RS.

4 Comentários

  • Discrepante e desconcertante o comentário do diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Barata (ex Irga), somos eficientes em produzir um arroz de alta qualidade ,OS PRODUTORES, e a indústria em EXPORTAR o nosso excelente produto e IMPORTAR para consumo interno arroz de péssima qualidade…..eis aí a discrepância…..$$$$$$$$$$….. dim dim em dólar para a indústria e varejo,….. alimento ruim para a população (inclusive arroz para ração animal), cito outra matéria de Planeta Arroz recentemente. E a grande mídia juntamente com a indústria e varejo condenando os produtores por reterem o produto ocasionando o aumento do preço.
    Vejam srs. o poder da indústria e varejo em influenciar o governo a ponto de retirar a TEC; e a população desinformada através da mídia comprada, para faturar polpudos lucros e ainda colocar a culpa da alta encima dos produtores e colocar porcaria a venda nas gôndolas para a população!!
    Produtores e população sempre a deriva no Brasil de sempre!!

  • Bem isso seu Carlos! Vai nosso arroz excelente… Volta arroz mofado, amarelo, fedido, quirerão, que são acondicionados nos porões dos navios! Alguém acaba comendo esse tipo de arroz! De vez em quando a vigilância sanitária pega alguma carga… A maioria passa…

  • Parem de chorar…. arroz chegou a custar R$ 120,00 o saco. Nem em seus melhores sonhos, pensaram que iriam vender nesse preço, Somos sabedores do custo de produção, então, parem de se fazer de vitima. Não cola mais esse discurso de voces…

  • Seu Antonio Paulo, quanto tempo !! andava sumido de nosso forum aqui neste espaço cedido por Planeta Arroz, satisfação em telo novamente rebatendo como sempre nossos comentários sofridos e realistas…..
    Só não nos diga que o amigo comprou juntamente com outros colegas industriais o arroz das Guianas, que foi embarcado com mais insetos que arroz, e teve que ser expurgado em alto mar…..
    O mais tudo tranquilo ??? não desapareça por tanto tempo….precisamos do seu contraponto ….são poucos os industriais que aqui se manifestam!
    Bons negócios para o amigo, mas lembre-se, pagando sempre mais de R$ 100,00 o saco que é um preço coerente com a atividade!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter