Produção mundial cresceu em 2020, apesar da pandemia

 Produção mundial cresceu em 2020, apesar da pandemia

Consumo de arroz na África está em crescimento

Dados da FAO confirmam aumento da produção .

Mesmo durante a pandemia, a produção de arroz no mundo aumentou. De acordo com as últimas estimativas da FAO, a produção mundial em 2019 foi estabelecida em 754,7 milhões de toneladas (501,1 Mt com base no arroz branco), queda de 1,1% em relação a 2018. Em 2020, apesar da dificuldades em relação à pandemia de Covid-19 e às más condições climáticas no meio do ano, as projeções de produção indicam uma recuperação de 1,6% para 767 milhões de toneladas, ou 509 Mt com base no arroz beneficiado. A avaliação faz parte da análise mensal do mercado mundial de arroz no boletim InterArroz, realizada e divulgada pelo economista Patrício Méndez del Villar, dos Cirad, da França.

Segundo ele, o principal aumento produtivo é verificado na Ásia graças à ampliação das áreas plantadas, principalmente na China e na Índia. Na Tailândia, a expectativa é que a produção aumente, mas menos do que o esperado, devido à estiagem que afetou a segunda safra em meados do ano e ainda vem interferindo na formação das cotações locais juntamente com a apreciação do bath, moeda local.

EUA

Uma melhora produtiva significativa foi observada nos Estados Unidos, onde as colheitas cresceram 17% em relação ao ano anterior. A recuperação acontece após uma quebra substancial – superior a 15% – em 2019, que reduziu muito os estoques norte-americanos e fez com que em março de 2020 os EUA já estivesse com toda a sua disponibilidade vendida, mesmo diante do aumento de demanda causado pela pandemia ao redor do mundo.

Na América Latina e Caribe, também é esperada uma recuperação parcial da produção.

Na África Subsaariana, as inundações no final do ciclo vegetativo, principalmente nas regiões ocidentais, poderiam limitar o aumento da produção de arroz em 2020, segundo projeções, permanecendo finalmente estável em relação ao ano anterior, o que levaria a um forte alívio das necessidades de importação em alguns países.

1 Comentário

  • As informações deste cidadão estão mais para profecias utópicas, do que realidade, como pode haver aumento da produção a nível mundial com tamanha pandemia e retração de área devido a fatores climaticos extremados que ocorreram na Ásia, transformando países tradicionailmente exportadores em importadores como o Vietnam ??
    Esse analista renomado, para mim ”viaja na maionese ”
    E a FAO senhores, atrelada a ONU, órgão nada confiável, vive em uma realidade paralela, a realidade dos escritórios refrigerados em algum país da Europa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter