Bangladesh vai comprar arroz de Mianmar

A compra pode chegar a 20 milhões de toneladas para abastecimento local e formação de estoques, o que representa quase a metade de todo o comércio global.

Bangladesh vai comprar 100 mil toneladas de arroz de Mianmar. O governo corre para superar a escassez de alimentos básicos para os mais de 160 milhões de habitantes do país. Os altos preços do arroz representam um problema para o governo de Dhaka, que está intensificando os esforços para reabastecer suas reservas esgotadas após as enchentes do ano passado que destruíram as safras e elevaram os preços a um nível recorde, informou a agência de notícias Reuters.

Bangladesh de maioria muçulmana e Mianmar, budista, estão em desacordo sobre os mais de 1 milhão de refugiados muçulmanos Rohingya em campos no sul de Bangladesh. A grande maioria deles fugiu de Mianmar em 2017 de uma repressão liderada por militares que, segundo investigadores da ONU, foi executada com “intenção genocida” – afirmações que Mianmar nega.

Bangladesh importará arroz branco em um acordo de governo para governo a US $ 485 a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF) com base em linha externa, disse Mosammat Nazmanara Khanum, secretário do ministério de alimentos do país.

"Nossa principal prioridade é reduzir os preços do arroz", disse Khanum à Reuters, acrescentando que o governo pode comprar até 10 milhões de toneladas, enquanto os comerciantes privados podem comprar mais 10 milhões de toneladas no ano até junho. Isso representaria praticamente a metade de todo o comércio global previsto para a temporada.

O negócio será assinado em breve e o arroz será entregue até abril em etapas, disse ela.

Bangladesh também está comprando 150.000 toneladas de arroz da empresa estatal indiana NAFED em um acordo de governo para governo, ao mesmo tempo em que lançou uma série de licitações para comprar o grão.

“Poderíamos comprar mais arroz da Índia em acordos de estado para estado”, disse Khanum, acrescentando que o Ministério de Alimentos estava mantendo negociações com várias outras agências estatais indianas.

Bangladesh, tradicionalmente o terceiro maior produtor mundial de arroz, com cerca de 35 milhões de toneladas anuais, usa quase toda a sua produção para alimentar seu povo. Muitas vezes, ainda requer importações para lidar com a escassez causada por enchentes ou secas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter