Irã começa a pagar as contas de arroz basmati para a Índia

 Irã começa a pagar as contas de arroz basmati para a Índia

Basmati: ainda em baixa no movimento entre hindus e muçulmanos

52% do débito da temporada 2019/20 foram quitados pelos iranianos, mas os exportadores ainda estão receosos para retomarem as vendas .

No amanhecer do ano novo, o Irã começou a quitar as contas pendentes do arroz Basmati para a Índia. Consequentemente, 52% das empresas indianas receberam seus pagamentos.

Exportações da Índia para o Irã estagnaram em 2019-20

Apesar do Irã ser o maior comprador de arroz basmati da Índia, as contas em aberto atingiram o comércio entre os países. Principalmente, porque o Irã importa mais de 34% desta variedade de arroz indiano. O atraso nos pagamentos levou a uma queda nas importações. Além disso, a dívida do Irã ascendeu a mais de US$ 255 milhões para os exportadores indianos. Assim, a exportação do Basmati teve queda de 25% em 2020.

Irã eliminando as contas do arroz Basmati

O Irã transferiu aproximadamente US$ 135 milhões para empresas indianas. Em outras palavras, 52% do valor devido aos exportadores foi liberado. Assim, as empresas receberam seus respectivos pagamentos por meio dos bancos UCO e IDBI. Além disso, o Irã garante vai zerar o resto das contas relativas à compra de 1,32 milhão de toneladas de arroz Basmati em 2019-20.

Exportações de arroz basmati da Índia para o Irã devem ser retomadas

Apesar do Irã começar a pagar suas contas pendentes do arroz basmati, os exportadores, apesar de ansiosos por novas vendas, ainda estão receosos e não receberam pedidos.

Além disso, o governo hindu aconselhou os exportadores de arroz Basmati a exportarem  somente após receber o pagamento adiantado. Mesmo com 52% do montante desembaraçado, os vendedores temem que seja apenas um estratagema para o Irã voltar às compras e retomar o crédito.

Além disso, esta temporada, até aqui (janeiro a março) é de alta para os negócios; mais de 40% das vendas ocorrem agora. Com isso, os exportadores ficaram em alerta.

Uma imagem clara do comércio entre os países surgirá no próximo mês, acreditam os traders.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter