Presidente do Uruguai cogita exportar arroz pelos portos brasileiros

 Presidente do Uruguai cogita exportar arroz pelos portos brasileiros

Lacalle Pou e os arrozeiros uruguaios: interessa a competitividade

Ao invés de atravessar o país para carregar em Montevidéo, o presidente diz que há ganhos em exportar o arroz uruguaio pelo porto de Rio Grande.

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, abriu a possibilidade de exportar arroz pelo Sul do Brasil e não pelos portos de seu país, por questões de competitividade, como destacou ao participar da inauguração da safra desse cereal no departamento de Rocha, junto à fronteira com o Chuí.

Na ocasião, o presidente afirmou que "a soberania não fica enfraquecida" se os produtores precisarem usar os portos estrangeiros porque são mais baratos e mais próximos das lavouras, mas que – ao contrário – o Uruguai, em sua opinião, se beneficiaria desta ação de estratégia logística.

“Se tivermos que levar cargas portuárias pelo Brasil, porque é mais barato para a região leste, será melhor para todo o nosso país”, disse ele, segundo nota da Presidência do Uruguai.

Lacalle Pou destacou ainda que o Governo deve funcionar para estimular o setor privado e ser funcional. “Chegamos a agradecer a quem promove, porque é onde o país cresce. O Estado tem que facilitar para que quem trabalha faça o país crescer, essa é a nossa função ”, acrescentou.

O Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Carlos María Uriarte, comentou sobre a melhoria da logística para o escoamento do arroz ao porto, disse que a última visita do presidente ao Brasil "renovou as esperanças" e que aguarda com otimismo a conclusão da hidrovia da Lagoa Merín interligando as ações de transporte do país.

Por sua vez, a autoridade disse que este trabalho representará benefícios extras para a soja e a silvicultura, bem como para o setor arrozeiro.

Quanto à secular intenção de viabilizar a hidrovia da lagoa Merin, o presidente do Uruguai a considerou uma iniciativa fundamental e, da mesma forma, indicou que as autoridades brasileiras concordaram que é trabalho importante a ser realizado.

"Estou otimista de que isso será feito em pouco tempo, embora não goste de avançar até que seja realidade", disse.

1 Comentário

  • Seja bem vindo Lacalle Pou. O povo uruguaio sempre nos recebeu muito bem. Somos um povo irmão!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter