Vietnã corta preços para competir com Índia e Tailândia

 Vietnã corta preços para competir com Índia e Tailândia

Depois de preços recordes, Vietnã se adequa ao mercado

Os exportadores tiveram que reduzir as cotações após a queda nos valores de mercado do grão nas fontes tailandesas e indianas, informou um trader da cidade de Ho Chi Minh.

Os exportadores vietnamitas reduziram os preços do arroz na semana para igualar as ofertas mais competitivas dos principais centros asiáticos de negócios do grão, Índia e Tailândia, enquanto Bangladesh aumentou as importações para elevar os estoques domésticos. O arroz de 5% quebrados do Vietnã <RI-VNBKN5-P1> caiu para cotações de US $ 505 – $ 510 por tonelada na quinta-feira, 01 de abril, depois de alcançar um teto de preços de mais de nove anos em US $ 515 – $ 520 por tonelada na semana anterior.

Os exportadores tiveram que reduzir as cotações após a queda nos valores de mercado do grão nas fontes tailandesas e indianas, informou um trader da cidade de Ho Chi Minh. "Os importadores estão direcionando a demanda para a Índia em busca de comprar arroz com 5% de quebrados, embora ainda estejam adquirindo o aromático do Vietnã", acrescentou um negociador internacional.

A variedade parboilizada, 5% de quebrados, da Índia, principal exportador global, <RI-INBKN5-P1> foi cotada entre US $ 393 e US $ 398 por tonelada, abaixo da faixa de US $ 398 – $ 403 registrada na semana passada. Os preços foram ajustados para refletir uma queda na rúpia indiana no mercado cambial, explicou um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, acrescentando que "a demanda é estável".

No vizinho Bangladesh, que ultimamente se tornou um grande comprador para sustentar os estoques domésticos esgotados, as reservas ainda estavam baixas, apesar dos esforços recentes para importar mais grãos, disseram as autoridades. Bangladesh aprovou a compra de 50.000 toneladas de arroz de uma empresa indiana por meio de uma licitação internacional, enquanto recebeu a menor oferta para comprar outras 50.000 toneladas de outra empresa indiana, segundo as mesmas autoridades.

Os preços de referência do arroz com 5% de quebrados <RI-THBKN5-P1> da Tailândia caíram para o menor valor em quatro meses, a $ 488 – $ 500 por tonelada na quinta-feira, depois de terem alcançado $ 500 – $ 518 na semana anterior. Traders de Bangkok disseram que a queda no preço se deve, em grande parte, à queda nos preços domésticos e na taxa de câmbio, já que o baht tailandês enfraqueceu 3,5% em relação ao dólar americano desde o início de março.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter