Navio com primeiro embarque no terminal do arroz zarpa amanhã

 Navio com primeiro embarque no terminal do arroz zarpa amanhã

Antiga área da CESA foi modernizada

Com capacidade de armazenamento para 60 mil toneladas, o TLA está recebendo cargas para o abastecimento desde o dia 1º de março.

Zarpa amanhã, terça-feira, dia 6 de abril, o navio com  primeiro embarque realizado no novo Terminal Logístico do Arroz (TLA) do Porto do Rio Grande. A carga é de 29,4 mil toneladas de arroz em casca, sendo 24,4 mil referentes à licitação de compra da Costa Rica, vencida pela TRC e operada pela sua subsidiária Rice Brazil e parceiros, e outras cinco mil toneladas direcionadas à Nicarágua

Com capacidade de armazenamento para 60 mil toneladas, o TLA está recebendo cargas para o abastecimento desde o dia 1º de março. O primeiro embarque será no navio MV VOLA. A embarcação atracou no sul do Estado nesta sexta-feira (2) e começou o carregamento no sábado.O terminal, ue  passou por diversas reformas e as autorizações necessárias para operar. O espaço fica na área em que funcionava a unidade da extinta Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e passou por investimentos de R$ 10 milhões em modernização por iniciativa de grupo privado.

Antes da implementação do TLA, o arroz disputava espaço nos armazéns dos terminais portuários com a soja, o que exigia criatividade dos operadores para atuar no cais comercial e não perder as oportunidades. Com isso, o grão acabava ganhando espaço para exportar apenas no período da entressafra da soja, quando havia disponibilidade de espaço para sua estocagem, ou pela criatividade dos operadores.O arroz brasileiro é exportado para mais de 100 países e tem como principais clientes Venezuela, Cuba, Senegal, Serra Leoa, Estados Unidos entre outros.

Apesar de uma forte determinação em ampliar a presença brasileira em outros mercados de forma estável, o país segue sendo um exportador de oportunidade, ou seja, precisa estar com preços baixos e dólar valorizado para conseguir volumes mais expressivos de negócios com o mercado  exterior.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter