Irga visita Terminal Logístico do Arroz em Rio Grande

O diretor comercial do Irga, Joao Gomes, comentou que esse primeiro carregamento no TLA é um feito importante para a cadeia de arroz no RS.

Nesta manhã de terça-feira (6), o Instituto Rio Grandense do Arroz, representado pelo seu diretor comercial João Batista Camargo Gomes, visitou o Terminal Logístico do Arroz (TLA), localizado no Porto de Rio Grande/RS, para acompanhar a exportação de 27 mil toneladas de arroz à Costa Rica.

Considerado um marco histórico para o setor orizícola gaúcho, o TLA é o primeiro terminal brasileiro dedicado ao arroz. O Porto de Rio Grande, onde o TLA está localizado, já realiza atividades de exportação do grão, porém essa é a primeira a ser feita diretamente do terminal.

O arroz disputava espaço nos armazéns dos terminais retroportuários com a soja antes da implementação do TLA. Com isso, o grão acabava sendo exportado apenas no período da entressafra da soja, quando havia disponibilidade de espaço para sua estocagem.

A operação teve início no último sábado (3), quando o navio MV Vola atracou no cais e recebeu a carga. O processo consistiu na saída do arroz dos silos de armazenagem até o porão da embarcação, por meio de esteiras. Um processo que tem como objetivo a não-utilização de guindaste, danificando menos o grão.

O diretor comercial do Irga, Joao Gomes, comentou que esse primeiro carregamento no TLA é um feito importante para a cadeia de arroz no RS. "Possibilitará uma melhor organização do mercado de arroz, e consequentemente, nos dará a possibilidade de melhorar a logística das exportações. Outros negócios estão em vista e serão importantes, contribuindo no escalonamento da oferta", finalizou.

Além de Gomes, também estiveram no porto o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o presidente do TLA, Fernando Fuscaldo Junior, e o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Julio Centeno.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter