Apesar da pandemia

FAO confirma aumento da produção de arroz no mundo

Mesmo durante a pandemia, a produção de arroz no mundo aumentou. De acordo com as últimas estimativas da FAO, a produção mundial em 2019 foi estabelecida em 754,7 milhões de toneladas (501,1 Mt com base no arroz branco), queda de 1,1% em relação a 2018. Em 2020, apesar da dificuldades em relação à pandemia de covid-19 e às más condições climáticas no meio do ano, as projeções de produção indicam uma recuperação de 1,6% para 767 milhões de toneladas, ou 509 Mt com base no arroz beneficiado.

A avaliação faz parte da análise do mercado mundial InterArroz, realizada e divulgada pelo economista Patrício Méndez del Villar, dos Cirad, da França.

Segundo ele, o principal aumento produtivo é verificado na Ásia graças à ampliação das áreas plantadas, principalmente na China e na Índia. Na Tailândia, a expectativa é que a produção aumente, mas menos do que o esperado, devido à estiagem que afetou a segunda safra em meados do ano e ainda vem interferindo na formação das cotações locais juntamente com a apreciação do baht, moeda local.

EUA
Uma melhora produtiva significativa foi observada nos Estados Unidos, onde as colheitas cresceram 17% em relação ao ano anterior. A recuperação acontece após uma quebra substancial – superior a 15% – em 2019, que reduziu muito os estoques norte-americanos e fez com que em março de 2020 os EUA já estivesse com toda a sua disponibilidade vendida, mesmo diante do aumento de demanda causado pela pandemia ao redor do mundo. Na América Latina e Caribe, também é esperada uma recuperação parcial da produção.

Na África Subsaariana, as inundações no final do ciclo vegetativo, principalmente nas regiões ocidentais, poderiam limitar o aumento da produção de arroz em 2020, segundo projeções, permanecendo finalmente estável em relação ao ano anterior, o que levaria a um forte alívio das necessidades de importação em alguns países.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter