Usina termelétrica a base de casca de arroz será construída no Litoral Norte
(Por Roberta de Souza) A Creral, empresa do segmento de energia, conseguiu a licença de instalação para dar prosseguimento ao projeto da usina termelétrica Litoral Norte, que será instalada no município de Capivari do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Alderi do Prado, presidente da empresa, diz que já estão trabalhando há dois anos neste projeto da usina termelétrica e que, com a licença, agora irão trabalhar no projeto executivo e na contratação dos equipamentos de geração e infraestrutura.
Os detalhes da usina termelétrica no estado do Rio Grande do Sul
A usina termelétrica que será construída utilizará casca de arroz como combustível para gerar energia, com potência instalada de 5 MW, que consumirá 40 mil toneladas de casca de arroz anualmente. A casca de arroz que será utilizada na usina termelétrica em Capivari do Sul será fornecida por companhias arrozeiras dos municípios de Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul. O terreno de 33 mil metros quadrados para a instalação do empreendimento já foi comprado e o ponto para conexão com o sistema interligado nacional aguarda definição da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).
A Usina Termelétrica Litoral Norte será o segundo empreendimento deste tipo a ser construído pela cooperativa. Desde 2018, a Creral opera a UTE São Sepé, localizada no município de São Sepé, também localizado no estado do Rio Grande do Sul.
A usina termelétrica William Arjona, no Mato Grosso Sul, pode retomar as operações em junho deste ano. A termelétrica está localizada no distrito de Imbirussu e foi adquirida pelo Grupo Delta Energia. O projeto não realiza operações há quatro anos. Os empresários e dirigentes do Grupo Delta Energia se reuniram com a Agepen (Autoridade Nacional de Regulação do Serviço Público) para informar que estão em negociações com a Petrobras, operadoras TBG e distribuidoras MSGás para avançar na resolução de todos os procedimentos operacionais necessários da usina termelétrica.
O sócio fundador da Delta Energia, Ricardo Lisboa, disse acreditar no estado do Mato Grosso do Sul e que pretende fomentar o investimento privado, optando então por investir na usina termelétrica. Ricardo disse que a meta da empresa é ativar a termelétrica em junho deste ano, e destacou ainda que o investimento na usina é o primeiro investimento feito pelo grupo neste segmento.
Carlos Alberto de Assis, CEO da Agepan, disse que além da ajuda ao desenvolvimento, a Agência Nacional de Regulação do Serviço Público também espera promover o equilíbrio entre consumidores e prestadores de serviços. Com relação às questões regulatórias, se essas questões forem suficientes e necessárias, a agência se empenhará para alcançá-las.