Boa notícia: Uruguai confirma nova venda de arroz branco ao Iraque
(Por Cleiton Evandro dos Santos, AgroDados/Planeta Arroz) Em meio à deriva dos últimos 30 dias, uma ótima notícia chegou para movimentar o mercado do arroz no Mercosul e gerar novas expectativas de negócios na região: empresas uruguaias concretizaram uma venda privada de arroz ao Iraque. A carga, de 30 mil toneladas de arroz branco de alto padrão, foi negociada a US$ 560,00 por tonelada. O embarque está programado para o início de julho.
Trata-se de uma notícia alvissareira no momento em que o Brasil tenta novos movimentos para resgatar seu papel no mercado exportador, ainda que em pequenos volumes. Esta semana deve partir para a União Europeia um barco com 27,5 mil toneladas de quebrados de arroz. Os resíduos para pet food têm sido o grande negócio em volume das exportações arrozeiras nacionais. Em contêineres também há um movimento que, em boa parte, foi garantido por contratos anteriores e margens curtas, em especial pela valorização do real, o aumento substancial do frete marítimo e grande período de preços pouco competitivos da matéria-prima.
Nos próximos 15 dias deve ser embarcado, também, um barco com 10 mil toneladas de arroz branco, em embalagens de 1kg, para a Venezuela. O lote está comprado e pode dar origem a um segundo navio. Neste caso, para garantir preço, houve uma mudança no perfil do grão embalado, que é “mais fraco” que o grão tradicionalmente enviado para aquele destino. Com muitos problemas de crédito internacional e baixo aporte de recursos, a Venezuela é um grande cliente do arroz brasileiro, mas reduziu sua pedida em favor das compras de grão asiático (low quality) que chega a ter uma diferença de US$ 100,00 por tonelada do arroz brasileiro e uruguaio.