Mercado futuro cai nos EUA apesar do relatório do USDA
(Por Cleiton Evandro dos Santos, AgroDados/Planeta Arroz) Apesar das revisões otimistas do balanço patrimonial dos grãos longos nos Estados Unidos, o valor dos contratos futuros do arroz caíram esta semana na Bolsa de Chicago.
O contrato próximo perdeu mais de $ 0,30 por cwt desde o início da semana.
A média de contratos em aberto subiu 11% em relação à semana passada, enquanto o volume médio subiu 75%.
A diminuição da quantidade de contratos em aberto com a queda dos preços pode sugerir que a tendência de baixa pode continuar por mais tempo ou que o clímax de venda está próximo.
De qualquer forma, o mercado pode esperar maior volatilidade nos próximos dias, segundo avaliação da Associação de Produtores de Arroz dos Estados Unidos (USRPA).
Já o economista Jack Scoville, do Price Futures Group, aponta que os preços do arroz caíram em bons volumes de comércio devido a preocupações com a demanda.
“Parecia que os contratos especuladores eram os mais vendidos. O relatório WASDE diminuiu os estoques finais e aumentou a demanda estadunidenses em suas atualizações mensais. Todas as mudanças foram observadas para grãos longos. Nenhuma mudança foi feita para as novas estimativas de safra, exceto para a diminuição da passagem e, portanto, de estoques finais menores”, apontou. O interesse na industrialização de arroz é considerado lento.