Cultivo de arroz em terraço começa em Nagaland, no Nordeste da Índia
(Por Planeta Arroz) Depois de dez anos, Nagaland, estado do nordeste da Índia, está testemunhando uma situação de estiagem devido a chuvas atrasadas e irregulares. No entanto, nos últimos dias, chuvas leves a moderadas, com poucos períodos fortes em partes do estado, possibilitaram aos agricultores iniciar o cultivo de arroz em terraço (TRC).
O cultivo em terraço (úmido), que é predominantemente praticado pelas etnias Angamis Nagas e Chakhesang Nagas nos distritos de Kohima e Phek, respectivamente, depende das condições climáticas. No distrito de Kohima, capital do estado, a região sul geralmente começa o plantio em maio, enquanto na região norte o plantio começa em julho.
Devido às chuvas insuficientes em partes do estado este ano, houve um atraso na preparação da terra e na semeadura. No entanto, com chuva moderada nos últimos dias, os agricultores da vila de Kigwema, localizada ao sul do distrito de Kohima, começaram o cultivo em terraço.
“Aqui, a maioria de nós tem água nos campos. A maior parte dos nossos campos foram plantados, especialmente aqueles nas colinas e perto dos riachos”, disse um morador da aldeia. Ele ressaltou que sua aldeia estava em vantagem por se situar entre as colinas.
“Mas, ainda assim, há necessidade de mais água para o cultivo. Esperar e rezar para que as chuvas de verão cheguem em breve, atendendo ao desejo de nossos agricultores ”, acrescentou o morador. Na região Norte do distrito, alguns agricultores estão a preparar os socalcos, enquanto outros já concluíram a preparação do terreno e aguardam mais chuvas.
“Como já faz alguns dias que chove de vez em quando, estamos preparando o campo do terraço agora que o solo amoleceu. Mas não há água para começar a plantar a partir de agora”, disse um agricultor da aldeia de Zhadima, localizada ao norte de Kohima.
Outro agricultor da mesma aldeia que completou o preparo da terra disse: “Os canais de água foram abertos, nossos campos estão preparados e todos prontos para o plantio. Esperamos apenas que a chuva comece a chegar”.
Conforme relatado anteriormente, da população total do estado, mais de 70% dependem da agricultura para seu sustento. Cultivo em terraço (70%) e cultivo Jhum (30%) e os dois tipos de agricultura praticados no estado.
Autoridades estaduais alertaram que, se a queda das chuvas continuar até julho, os agricultores de todo o estado deixarão de realizar atividades de cultivo. A produção de arroz do estado, que estava em 5,51 milhões de toneladas (MT) em 2020-21, deverá diminuir para 1,66 MT este ano.