Reino Unido concorda em remover todas as barreiras ao arroz australiano
(Por S&P Global Platts) O acordo de livre comércio Reino Unido-Austrália anunciado em 15 de junho levará à remoção total e imediata das tarifas do Reino Unido sobre o arroz australiano de grãos curtos e médios após a ratificação.
O único comerciante de arroz da Austrália – SunRice – saudou o acordo como “um resultado de acesso histórico para os produtores de arroz australianos”, em um comunicado à imprensa.
Embora o texto completo do acordo ainda não tenha sido divulgado, o governo do Reino Unido divulgou um documento de acordo de princípio em 17 de junho, que afirmava que “haverá uma cota permanente de isenção de impostos de 1.000 toneladas por ano para arroz beneficiado de grãos longos, com eliminação de tarifas … para arroz beneficiado de grãos curtos e médios.”
A produção australiana concentra-se principalmente nas variedades de arroz Japônica de grãos curtos e médios em New South Wales, com apenas uma pequena quantidade de grãos longos produzidos, principalmente em Queensland.
No momento, existe uma cota de arroz específica para um país do Reino Unido para apenas 779 toneladas de arroz australiano, após o que as tarifas começam a ser rotuladas como “incrivelmente proibitivas”.
O presidente da SunRice foi citado como tendo dito que o acordo “é o resultado de acesso ao mercado mais significativo para as exportações australianas de arroz em qualquer um dos recentes acordos de livre comércio que o governo entregou.”
O negócio coincide com a recente conclusão da colheita de arroz da Austrália. Enquanto a produção de 2021 aumentou 800% no ano para 458.000 toneladas de acordo com o Escritório Australiano de Economia e Ciências Agrícolas e de Recursos, os suprimentos permanecem escassos após dois anos de produção afetada pela seca.
Isso se refletiu nas recentes licitações do Leste Asiático. Enquanto Japão, Coréia do Sul e Taiwan realizaram licitações de arroz específicas para a Austrália nos últimos dois meses, totalizando dezenas de milhares de toneladas, um total de 20 toneladas foram vendidas nessas licitações. A Sun Rice confirmou à S&P Global Platts em maio que “volumes limitados” estão disponíveis para leilões este ano e apenas “se os preços estiverem altos o suficiente”.
Nesse contexto, é improvável que a Austrália venha a exportar volumes significativos de arroz para o Reino Unido ainda este ano, se e quando o acordo comercial for ratificado por ambos os signatários. No entanto, se a produção australiana melhorada for sustentada em 2022, exportações significativas serão possíveis, potencialmente ameaçando a participação de mercado dos exportadores do sul da Europa e da Califórnia.
O Reino Unido é o maior importador de arroz da Europa, comprando principalmente arroz de grãos longos da Ásia. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos projeta que o país importará 660.000 toneladas métricas de arroz (equivalente moído) na campanha de comercialização de 2021-22 (setembro-agosto).