Vietnã ocupará o terceiro lugar nas exportações globais de arroz em 2022
(Por Planeta Arroz) O Vietnã deve se tornar o terceiro maior exportador mundial de arroz no próximo ano, com um volume de exportação estimado em 6,3 milhões de toneladas, segundo projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A última previsão foi divulgada recentemente pelo USDA sobre a Perspectiva Global do Arroz para 2022.
O relatório detalha que a produção global de arroz na safra 2021-22 atingirá um recorde de 505,4 milhões de toneladas de arroz beneficiado, um aumento de 1,9 milhão de toneladas em comparação com a safra 2020-2021.
Mais notavelmente, Bangladesh, Malásia, Camboja, China, Costa do Marfim, República da Coréia, Paraguai, Taiwan (China) e Tailândia testemunharão aumentos em suas respectivas produções de arroz.
Em contraste, Colômbia, Equador, Índia, Iraque, Madagascar, Filipinas, Sri Lanka, EUA e Vietnã devem registrar uma produção menor.
Após dois anos consecutivos mantendo sua posição como o segundo maior exportador mundial de arroz, o Vietnã ocupará o terceiro lugar em termos de exportações globais de arroz no próximo ano, atrás da Índia e da Tailândia.
Em linha com o esquema de reestruturação da indústria do arroz até 2025, o Vietnã tem como objetivo exportar aproximadamente cinco milhões de toneladas por ano.
Esta diminuição é atribuída à mudança da indústria local de arroz da quantidade para a qualidade, com um foco específico na melhoria do valor e da marca do arroz vietnamita no mercado internacional.
Os exportadores de arroz começaram gradualmente a mudar sua proporção de variedades de arroz branco para arroz aromático de alta qualidade, ao mesmo tempo em que se concentram em mercados sofisticados como a UE, os EUA e o Japão.
Nguyen Van Thanh, diretor da Phuoc Thanh IV Trading and Production Co., Ltd, diz que sua empresa recentemente se voltou para a exportação de arroz aromático e de alta qualidade, acrescentando que, junto com os mercados asiáticos tradicionais, a empresa está buscando colher benefícios do Acordo de Comércio Livre UE-Vietnã – UE (EVFTA).
Da mesma forma, Pham Thai Binh, diretor geral da Trung An High-Tech Agriculture Joint Stock Company, revela que, desde o início do ano, a empresa ganhou continuamente licitações para enviar arroz para países asiáticos e para a UE.
Binh acrescentou que o arroz Trung An agora está sendo comercializado por um nível relativamente alto de mais de US $ 578,5 por tonelada.