China confirma compra de 20 mil toneladas de arroz da Tailândia
(Por Planeta Arroz) A China concordou em comprar 20.000 toneladas de arroz branco da Tailândia por meio de um acordo de governo para governo (G2G), com entrega prevista entre junho e julho deste ano.
Segundo Keerati Rushchano, diretor-geral do Departamento de Comércio Exterior, a compra ocorreu depois que seu departamento negociou com a Corporação Nacional de Cereais, Óleos e Alimentos da China (Cofco), empresa estatal que fiscaliza as cotas anuais de importação de arroz do continente.
A Cofco concordou em comprar 20.000 toneladas de arroz branco a 5% de quebrados por US $ 10,4 milhões.
As negociações são parte de um plano conjunto de marketing entre o Ministério do Comércio e a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia para impulsionar as exportações globais do país para 6 milhões de toneladas este ano.
O acordo de compra também faz parte de um memorando de entendimento assinado no início de 2015 pela Cofco e funcionários tailandeses para comprar 2 milhões de toneladas de arroz, um desdobramento de um pacote de investimentos entre os dois países que inclui um projeto de ferrovia de alta velocidade.
Do total adquirido, 1 milhão de toneladas seriam grãos recém-colhidos e o restante, mais antigos.
No entanto, no final de 2015, a Cofco concordou em assinar um acordo para comprar apenas 1 milhão de toneladas de grãos recém colhidos, 700.000 toneladas dos quais foram entregues.
Segundo Keerati, o último negócio de compra de 20 mil toneladas de arroz branco tem uma condição flexível que permite à China importar qualquer tipo de arroz da Tailândia, sem limite de quantidade.
Ele disse que o departamento está fazendo o possível para convencer a Cofco a assinar um acordo de compra para as 280 mil toneladas restantes do contrato de compra de 1 milhão de toneladas.
O departamento quer concluir a entrega do restante do contrato de 1 milhão de toneladas ainda este ano, disse Keerati.
No ano passado, a China importou 381.363 toneladas de arroz tailandês, uma queda de 19%, com um valor de exportação de US $ 277 milhões, uma queda de 10%.
O arroz tailandês hom mali compreendeu 137.623 toneladas do total, com o arroz branco totalizando 85.663 toneladas, o arroz quebrado 103.549 toneladas com o restante sendo arroz glutinoso.
As exportações de arroz foram realizadas em grande parte pelo setor privado.
Os embarques de arroz para a China sob o acordo G2G foram interrompidos por alguns anos, já que a China atrasou suas compras, alegando preços relativamente altos para o arroz tailandês.
O governo tailandês estabeleceu uma meta de exportação de arroz de 6 milhões de toneladas este ano, um pouco acima dos 5,72 milhões de toneladas embarcadas no ano passado.
A meta de exportação de 6 milhões de toneladas deverá incluir 2 milhões de toneladas de arroz branco, 1,5 milhão de toneladas de tailandês hom mali e 1,5 milhão de toneladas de arroz parboilizado.
O restante é composto de arroz aromático Pathum Thani, arroz aromático provincial e arroz glutinoso. A Tailândia exportou um total de 7,58 milhões de toneladas de arroz em 2019. O valor das exportações totalizou US $ 3,72 bilhões em 2020, ante US $ 4,27 bilhões em 2019.