Japão encerra, após 300 anos, negócios futuros de arroz
(Por Planeta Arroz*) A Osaka Dojima Commodity Exchange, do Japão, encerrará as negociações com futuros de arroz, disse na sexta-feira, quase 300 anos depois de começarem a ser negociadas como o primeiro produto na mais antiga bolsa de futuros do mundo.
Os últimos contratos futuros de arroz serão negociados em junho de 2022, quando todos os papéis em aberto terão expirado, encerrando o comércio que começou em 1730, depois que o samurai fez uma petição ao xogunato Tokugawa para autorizar o comércio de futuros de arroz na Bolsa de Dojima, como era chamada então.
A mudança ocorreu depois que o Ministério da Agricultura rejeitou um pedido de licenciamento de futuros de arroz por causa dos baixos volumes, disse o chefe da bolsa, que é geralmente considerada a mais antiga bolsa de futuros organizada do mundo.
“Não consideramos os futuros do arroz um pilar de nossa receita. Mas acreditamos que nossos futuros de arroz são um produto útil para os agricultores japoneses, então a decisão do governo de não aprová-los é muito decepcionante”, disse o presidente da bolsa, Ikko Nakatsuka, em comentários transmitidos pela TV nacional.
Samurai, cuja riqueza na época estava ligada ao arroz, fez uma petição a Tokugawa depois que os preços caíram para uma baixa recorde na década de 1720. Ao conceder a petição, o shogunato derrubou uma proibição de longa data sobre o arroz futuro, visto na época como uma forma de jogo.
As regras e práticas comerciais desenvolvidas pela Dojima Exchange foram posteriormente emuladas por muitas bolsas de commodities, ações e futuros financeiros que se desenvolveram na Europa e além desde 1800, de acordo com o site da Osaka Dojima Exchange.
Como em muitos países asiáticos, o arroz desempenha um papel cultural importante na sociedade japonesa e em sua dieta.
Altas taxas sobre as importações frequentemente deixam o Japão com um excedente de arroz e o governo subsidia a agricultura alternativa em antigos arrozais.
No entanto, a riqueza obtida na bolsa nos dias agitados do comércio de arroz alimentou a ascensão de uma das dinastias japonesas mais proeminentes. A fabricante de peças automotivas Takata Corp, que foi derrubada por recalls de airbag, foi construída pela família Takada com as riquezas da troca de arroz. (Com agências internacionais)