Preços do Vietnã se recuperam, mas custo de frete restringe exportações indianas

 Preços do Vietnã se recuperam, mas custo de frete restringe exportações indianas

Preços do arroz da Ásia seguem baixos, mas com leve recuperação no Vietnã

(Por Planeta Arroz*) Os preços de exportação do arroz vietnamita subiram esta semana de seus níveis mais baixos em mais de um ano, já que a demanda aumentou depois que o governo decidiu ampliar suas reservar e os compradores suspenderam as importações da Índia na expectativa de que os custos de envio aumentassem. O arroz com 5% de quebrados do Vietnã <RI-VNBKN5-P1> subiu para $ 400 por tonelada, desde $ 385 duas semanas antes. O mercado esteve parado na semana passada devido ao feriado do Dia Nacional.

“A colheita de verão-outono está prestes a terminar, enquanto a demanda doméstica começa a se recuperar”, disse um trader da cidade de Ho Chi Minh. “O governo também está comprando arroz para aumentar as reservas nacionais depois de entregá-lo aos residentes afetados pelo bloqueio causado pela Covid-19”, acrescentou.

Os comerciantes avaliam que o governo tem feito esforços para facilitar o transporte de arroz no sul do Vietnã, após semanas de estritas restrições ao movimento por causa de novos surtos do coronavírus.

Por outro lado, a variedade parboilizada com 5% quebrados da Índia, principal exportador mundial do grão, <RI-INBKN5-P1>, permaneceu inalterada esta semana em US $ 358 a US $ 363 por tonelada. Os valores estão entre os mais baixos da história recente do país. “Os compradores precisam repor os estoques, mas estão atrasando as compras porque acreditam que as atuais taxas de frete elevadas podem cair depois de algum tempo”, afirmou um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia.

No vizinho país de Bangladesh, os preços domésticos do arroz caíram ligeiramente depois que o governo permitiu que importadores privados importassem cerca de 1,7 milhão de toneladas. “Além das importações privadas, o arroz também está sendo adquirido por meio de licitações internacionais. Temos muita esperança de que os preços aos consumidores caiam ainda mais nos próximos dias”, disse à Reuters Mosammat Nazmanara Khanum, secretário do Ministério da Alimentação.

“Os comerciantes estão comprando arroz principalmente da Índia por meio de portos terrestres”, revelou um trader de Dhaka.

As cotações do arroz branco com 5% quebrados da Tailândia <RI-THBKN5-P1> mudaram pouco em relação à semana anterior, a $ 380- $ 402 por tonelada. Traders de Bangkok disseram que a demanda está baixa e a escassez de navios chegando aos portos tailandeses continua sendo um desafio. “Os custos de frete mais altos podem levar os compradores ao arroz vietnamita”, revelou  um trader.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter