Índia se transforma em hub global de exportação de arroz graças à Covid
- Internacional Notícias
- 19 de setembro de 2021
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A Índia emergiu como um grande player global na exportação de arroz durante os últimos 20 meses. Parte de seu crédito vai para a pandemia Covid-19, por causa da qual outros grandes países exportadores de arroz não conseguiram atender à demanda mundial, já que a Índia aproveitou a oportunidade para exportar mais arroz em todo o mundo.
O forte crescimento das exportações de arroz pode ser atribuído ao fato de que as exportações da Índia durante o ano fiscal de 2021 encerrado em 31 de março registraram um aumento de 112% – o maior crescimento desde que a Índia começou a exportar arroz.
A situação é igualmente encorajadora para o ano fiscal de 2022 – de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022 – onde as exportações de arroz registraram um aumento de 72% nos primeiros quatro meses em relação ao período correspondente do ano passado.
A acreditar nos exportadores de arroz, a Índia poderia ter exportado muito mais do que os números atuais, se não houvesse uma escassez aguda de contêineres e arroz no frete marítimo e terrestre.
O aumento exponencial nas exportações ocorre apesar do fato de que os exportadores indianos tiveram que enfrentar uma série de obstáculos, incluindo arroz íngreme no frete de contêineres, frete de transporte e outros encargos de manuseio devido à pandemia de Covid-19, admitiu o diretor executivo da All India Rice Exporters Association, Vinod Kaul .
“Se falarmos de 2020-21, a Índia exportou 13 milhões de toneladas métricas [mmt] de arroz não basmati e cerca de 4,5 milhões de arroz basmati – o que representa cerca de 17,5 milhões de arroz. É mais de 37% do total das exportações mundiais [47 MMT] ”, disse ele.
Existem principalmente quatro grandes exportadores de arroz: Índia, Tailândia, Vietnã e Paquistão. No último ano fiscal, as exportações de arroz da Índia foram maiores do que as exportações acumuladas dos outros três principais países exportadores – Tailândia, Vietnã e Paquistão.
A Índia teve um desempenho excepcionalmente bom durante a situação adversa causada pela crise da Covid-19. “Os trabalhadores raramente estavam disponíveis, os contêineres quase não estavam disponíveis, o frete marítimo interno quase dobrou em alguns casos. Mesmo assim, fizemos acontecer ”, disse um exportador de arroz.
A Tailândia e o Vietnã têm uma vantagem adicional: suas áreas de produção de arroz ficam próximas ao mar, de modo que o frete interno é quase insignificante.
Na Índia, entretanto, os estados produtores de arroz, principalmente Punjab, Haryana, oeste de Uttar Pradesh e parte de Jammu, estão todos longe dos principais portos. “Isso resultou em altos custos internos e nos tornamos menos competitivos em termos de preço”, disse Kaul.
Outra questão é que alguns dos países exportadores de arroz, como Bangladesh e China, tornaram-se importadores devido à baixa produção, tendência que agravou ainda mais a demanda pelo alimento básico no mercado internacional. (*Com agências)