Embrapa lança publicação sobre arroz e feijão durante Conafe

 Embrapa lança publicação sobre arroz e feijão durante Conafe

Magri Ferreira: arroz e feijão formam um par perfeito. ( Foto: Divulgação)

(Por Rodrigo Peixoto) Na quinta-feira, dia 30 de setembro, durante o último dia do Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (XIII Conafe), realizado de forma virtual, foi apresentado o livro: “Arroz e feijão, tradição e segurança alimentar”, editado pela Embrapa. Prefaciado pelo médico Carlos Augusto Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), o professor destaca na introdução da obra que a alimentação tornou-se o fator mais importante na determinação das condições de saúde das pessoas e aponta que atualmente estima-se que metade das doenças tem correspondência com a má alimentação.

Carlos Augusto observa ainda que existe a tendência mundial de substituição de padrões tradicionais de alimentação pelo consumo de produtos prontos e ultraprocessados, o que não significa muitas vezes ganhos para a saúde. Pelo contrário, padrões tracionais de alimentação, como a combinação do arroz com feijão, possuem muitos pontos favoráveis do ponto de vista nutricional. Além disso, o cereal e a leguminosa estão ligados ao desenvolvimento histórico e cultural representando o esforço de gerações em produzir alimentos sob diferentes perspectivas, dentre elas, a influência de elementos naturais, como solo e clima; o atendimento de necessidades biológicas das pessoas; e o prazer que alimentação pode proporcionar.

Um dos editores do livro é Carlos Magri Ferreira, analista da Embrapa Arroz e Feijão. Ele destacou que, para a promoção de padrões tradicionais de alimentação, como é o caso do arroz e do feijão, é necessária a correta informação à população para que as escolhas possam ser feitas com mais consciência e conveniência. Para tanto, a obra foi idealizada para ser um dos instrumentos para que instituições de pesquisa e ensino repassem seus conhecimento para a sociedade. Em seus oito capítulos e mais de 150 páginas, a publicação conta com 18 autores de diversas especialidades como Agronomia, Economia, Nutrição, Psicologia e Sociologia. “O leitor terá um amplo panorama envolvendo o arroz e do feijão”, afirmou Magri.

Ele destacou ainda que o livro integra uma ambição maior, pois foi pensado como parte do movimento: ‘Arroz e feijão, a comida do Brasil’, que busca promover novas formas de relacionamento com consumidores para valorizar o padrão tradicional de alimentação do arroz e do feijão. “No fim, o que a gente espera realmente é que esses produtos continuem sendo a base de alimentação do povo brasileiro”, observou Magri.

O título “Arroz e feijão, tradição e segurança alimentar” pode ser baixado gratuitamente, acesse aqui (link: https://www.researchgate.net/publication/354587015_Arroz_e_feijao_tradicao_e_seguranca_alimentar). A obra contou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Goiás (AEAGO).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter