Irga e Coopeagro discutem Granja Vargas
(Por Irga) Integrantes da Cooperativa Agrícola Granja Vargas (Coopeagro), de Palmares do Sul, estiveram na sede administrativa do Instituto Rio Grandense do Arroz na manhã desta quinta-feira (4). Eles foram recebidos pelo presidente do Irga, Rodrigo Machado; pelo diretor comercial, João Batista Gomes, e pelo chefe de gabinete, Volnei Stasiak.
Pela cooperativa, participaram o presidente, Claiton Luiz Lima de Freitas; o tesoureiro, Jorge Fraga; e a assessora jurídica, Verônica Léssa. Também acompanhou o encontro o engenheiro agrônomo da Emater RS Alex da Silva Correa, de Palmares do Sul.
“Considero importante e fundamental esse diálogo constante com a Coopeagro. As pautas envolvendo a Granja Vargas são discutidas quase que diariamente aqui no Irga, principalmente com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Estado. No dia 16 de novembro, por exemplo, temos uma reunião agendada com o secretário Claudio Gastal e a equipe da SPGG, junto com a Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo do Irga, justamente para discutirmos questões relacionadas à Granja Vargas”, acrescenta Machado.
A Granja Vargas foi adquirida pelo Irga entre 1943 e 1948, com o objetivo de recuperar a produtividade de pequenos arrozeiros que foram vítimas das enchentes de 1941. Hoje, os seus descendentes continuam o trabalho de cultivo, após a criação de uma comunidade agrícola.
Fundada em dezembro de 1998, a Coopeagro surgiu a partir da união dos produtores que já produziam na Granja Vargas. Sua atividade principal é o fornecimento de água para as lavouras de arroz da granja.