Crise na cadeia de abastecimento leva o transporte de arroz de volta ao granel
(Por Planeta Arroz*) Com a escassez de contêineres e os problemas da cadeia de suprimentos atrapalhando o comércio global, algumas empresas estão mudando a forma como despacham suas mercadorias e descartando contêineres todos juntos. Comerciantes de açúcar e arroz disseram à Reuters que estão voltando aos métodos de décadas atrás e reservando navios a granel para evitar os problemas.
Os navios de carga a granel carregam a matéria-prima não embalada nos porões, em vez de em contêineres. Açúcar, café, arroz, algodão e cacau são alguns produtos agrícolas que podem ser transportados em navios de granéis sólidos. Os barcos de carga fracionada também podem transportar produtos que são ensacados como açúcar e arroz.
Super sacos ou granel
Nos portos dos Estados Unidos, uma quantidade cada vez maior do arroz chega a granel, em vez de em contêineres, mostram os dados divulgados pelo USDA. As importações de arroz em contêineres caíram quase 20% em valor, enquanto os graneleiros com arroz atingiram seu nível mais alto desde março de 2015.
DeJesus explicou que os produtos embalados em contêineres flexíveis a granel chamados de “Super Sacks”, que normalmente seriam enviados em contêineres, estão sendo entregues no porto como carga fracionada. “Vimos um aumento de 31% em um ano nesses tipos de commodities. Este será o nosso maior volume de todos os tempos.” Um porta-voz da V Rice International na Tailândia afirmou que durante o ano passado, de pandemia, a empresa carregou apenas navios fracionados.
Açúcar
O açúcar é mais tipicamente transportado a granel do que o arroz, mas também houve um aumento no número de graneleiros nos últimos meses. A proporção de açúcar em contêineres que chega aos portos dos EUA diminuiu cerca de 5 pontos percentuais de agosto a setembro.
Sem o fim à vista para os atrasos nos embarques de contêineres, a mudança para o volume faz sentido para as empresas que estão tentando voltar aos negócios. Mas não está claro se, para permanecer no negócio, as empresas retornarão aos contêineres ou farão mais embarques a granel o novo normal quando os portos de contêineres estiverem fluindo novamente.