Crise na cadeia de abastecimento leva o transporte de arroz de volta ao granel

 Crise na cadeia de abastecimento leva o transporte de arroz de volta ao granel

Pequenos navios estão suprindo a demanda na falta de contêineres

(Por Planeta Arroz*) Com a escassez de contêineres e os problemas da cadeia de suprimentos atrapalhando o comércio global, algumas empresas estão mudando a forma como despacham suas mercadorias e descartando contêineres todos juntos. Comerciantes de açúcar e arroz disseram à Reuters que estão voltando aos métodos de décadas atrás e reservando navios a granel para evitar os problemas.

Os navios de carga a granel carregam a matéria-prima não embalada nos porões, em vez de em contêineres. Açúcar, café, arroz, algodão e cacau são alguns produtos agrícolas que podem ser transportados em navios de granéis sólidos. Os barcos de carga fracionada também podem transportar produtos que são ensacados como açúcar e arroz.

Super sacos ou granel

Nos portos dos Estados Unidos, uma quantidade cada vez maior do arroz chega a granel, em vez de em contêineres, mostram os dados divulgados pelo USDA. As importações de arroz em contêineres caíram quase 20% em valor, enquanto os graneleiros com arroz atingiram seu nível mais alto desde março de 2015.

Em Forte Lauderdale, na Flórida, os trabalhadores de Port Everglades confirmaram que estão vendo mais arroz a granel do que em contêineres. O porto de Stockton, na Califórnia, que só movimenta carga a granel, também está registrando um aumento no número de navios fracionados. “As commodities que normalmente estariam em contêineres agora estão chegando até nós em altos volumes de granel”, disse Kirk DeJesus, diretor do porto em Stockton.

DeJesus explicou que os produtos embalados em contêineres flexíveis a granel chamados de “Super Sacks”, que normalmente seriam enviados em contêineres, estão sendo entregues no porto como carga fracionada. “Vimos um aumento de 31% em um ano nesses tipos de commodities. Este será o nosso maior volume de todos os tempos.” Um porta-voz da V Rice International na Tailândia afirmou que durante o ano passado, de pandemia, a empresa carregou apenas navios fracionados.

Big bags são carregados no porão dos navios

Açúcar

O açúcar é mais tipicamente transportado a granel do que o arroz, mas também houve um aumento no número de graneleiros nos últimos meses. A proporção de açúcar em contêineres que chega aos portos dos EUA diminuiu cerca de 5 pontos percentuais de agosto a setembro.

Paulo Roberto de Souza, presidente-executivo da Alvean Sugar SL, maior trader de açúcar do mundo, disse à Reuters que cerca de 80% do açúcar refinado era enviado em contêineres na pré-pandemia. Agora está em torno de 60%.

Sem o fim à vista para os atrasos nos embarques de contêineres, a mudança para o volume faz sentido para as empresas que estão tentando voltar aos negócios. Mas não está claro se, para permanecer no negócio, as empresas retornarão aos contêineres ou farão mais embarques a granel o novo normal quando os portos de contêineres estiverem fluindo novamente.

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