Arroz cresce em transporte de cabotagem via Tecon Rio Grande
(Por Juliana Prato, Wilson Sons) A Wilson Sons está participando da 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, evento promovido pela Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do RS) que acontece entre 16 e 18 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS. A empresa patrocina, através do Tecon Rio Grande, o prêmio Pá do Arroz, ocorrido durante o evento e que reconhece profissionais e instituições que tiveram papel relevante para o desenvolvimento do setor arrozeiro. A premiação será realizada no dia 17 de fevereiro, às 19h.
Maior produtor nacional de arroz, com 70% da produção do País, o Rio Grande do Sul é o maior embarcador do produto para o restante do Brasil via cabotagem. O transporte do grão via terminal de contêineres do Rio Grande do Sul para outros portos brasileiros obteve um aumento de 5% no mês de janeiro de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os principais destinos estão Pecém (Ceará), Suape (Pernambuco), Salvador, Manaus, São Luiz, Sepetiba/Itaguaí (Rio de Janeiro) e Vila do Conde (Pará). O arroz levado pelo Tecon Rio Grande pela costa brasileira representa mais da metade de toda a operação de cabotagem do terminal.
Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de arroz em 2021 atingiu cerca de 11 milhões de toneladas, o que representa estabilidade na produtividade e crescimento de área plantada em comparação ao ciclo anterior. No mercado global, o arroz movimentou no último ano em torno de 1,4 milhão de toneladas. O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia. O País integra o Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco econômico que tem um suprimento médio anual superior a 20 milhões de toneladas de arroz, dos quais 7 milhões de toneladas são destinados à exportação para estes ou outros países (Brazilian Rice).
O terminal de contêineres do Rio Grande tem se mostrado uma alternativa valiosa para produtores gaúchos, com a iniciativa de alavancar o transporte em containers de cargas a granel para outros estados e países e dispondo de soluções para importação de fertilizantes. O carregamento fracionado e os embarques semanais promovidos pelo Tecon Rio Grande são um exemplo de serviços que trazem agilidade para o mercado. O terminal ainda oferece diferentes formas de desova: entrega de big bag, carga a granel e descarregamento a granel nas instalações do cliente.
“A cultura do arroz é bastante forte no Rio Grande do Sul e o Tecon Rio Grande tem toda a estrutura para levar a produção gaúcha aos mercados do Brasil e do mundo. Além da exportação e importação, a cabotagem tem se mostrado promissora para os produtores, tanto que obtivemos crescimento neste modal”, comenta Paulo Bertinetti, Diretor-Presidente do Tecon Rio Grande.
Considerado o maior evento orizícola do continente, a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas reúne produtores de diversas regiões do país, engenheiros agrônomos e técnicos, agentes políticos e as principais instituições de pesquisa e ensino do setor, além de empresas de tecnologia agrícola do mundo.