Produção de arroz registrou queda de 25% em função da estiagem

 Produção de arroz registrou queda de 25% em função da estiagem

Colheita do Paraguai deve ser menor que o previsto (Foto: La Nación)

(Por La Nación, Paraguai) Dias atrás, o presidente da União dos Grêmios da Produção (UGP), Héctor Cristaldo, anunciou que o efeito negativo da estiagem na produção já havia ocorrido, apesar das chuvas em todo o país que vão gerar esperança para o setor. Hoje, um relatório da PMU revela que vários setores registraram perdas, como a produção de arroz, que caiu 25% devido à seca.

A lavoura arrozeira apresentou uma perda em torno de 25% devido à redução da área plantada em função da falta de água, o que impediu que os reservatórios fossem recarregados em alguns locais até o nível necessário para a colheita completa.

Luis Arrellaga, presidente da Federación Paraguaya de Productores de Arroz (FPPA), explicou que o país conta com aproximadamente 185 mil hectares aptos e preparados para o c ultivo, e que se usa também a rotação com outros cultivos ou estão em descanso. No entanto, nem toda essa área foi cultivada.

“Estima-se que tivemos uma redução de pelo menos 10%. Estamos falando do fato de que aproximadamente 167.000 hectares foram cultivados e, posteriormente, parte dessa área foi abandonada devido à estiagem que afetou fortemente tanto o cultivo de arroz quanto outros nos meses de dezembro, janeiro, até agora, porque tínhamos chuvas torrenciais e alguns terrenos e áreas já foram abandonados, perdidos ou baixados”, relatou.

Dos 167.000 hectares finais indicados por Arrellaga, restava uma perda de 25%. “Estamos falando de uma área final disponível para colheita que seria entre 120.000 e 130.000 hectares, com base nas informações disponíveis”, disse.

Desempenho

Com base nisso, especificou que “se colocarmos 125.000 hectares em média, e um rendimento que não será superior a 6 toneladas por hectare, estamos falando de 750.000 toneladas que o Paraguai estará produzindo para exportação, em comparação com 970.000 toneladas por ano, por último, o que significa uma redução de 23% em relação ao ano passado”.

A Federação Paraguaia de Produtores de Arroz reúne três associações: a Associação de Produtores de Arroz de Itapúa, a Associação de Produtores de Arroz do Rio Tebicuary e a Associação de Produtores de Arroz da Bacia do Rio Paraguai.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter