Guangxi, na China, oferece um milhão de yuans para aumentar produção de grãos
(Por Planeta Arroz*) Agricultores colhem arroz precoce em Yongfeng, província de Jiangxi, leste da China, na terça-feira. No calor da correria do verão, os agricultores estão ocupados colhendo 420.000 mu (28.000 hectares) de arroz maduro para garantir que esses grãos de verão sejam colocados em silos. A China estabeleceu uma meta de colheita de grãos de 650 milhões de toneladas métricas e atingiu a meta por seis anos consecutivos.
A Região Autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, um grande centro de produção de grãos no sul da China, lançou várias medidas no domingo para promover a expansão da produção de grãos, com um bônus de um milhão de yuans oferecido pelo governo.
Para as regiões que estão entre os maiores produtores de grãos da província, um bônus de 2-5 milhões de yuans (US$ 316.200-790.500) é oferecido, enquanto para aquelas onde o grão não era o principal foco de negócios também será dado 1,5- 3 milhões para promover a produção de grãos, de acordo com um aviso divulgado pelo governo provincial no domingo.
O apoio financeiro está centrado na melhoria da qualidade e quantidade de grãos, introdução de novas categorias e tecnologias, atualização da base de produção e aumento da área de terra arável.
O aviso veio no momento em que o país intensifica os esforços para garantir a segurança alimentar e ao mesmo tempo reduzir a dependência excessiva de importações, especialmente envolvendo culturas básicas como milho e soja, que também estão entre as principais culturas em Guangxi.
Em 2021, a China importou um total de 164,53 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, segundo os últimos dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas. O volume foi equivalente a 24% da produção total de grãos do país, um recorde histórico.
Um artigo recente publicado pelo Diário do Povo enfatizou a importância de garantir ainda mais suprimentos adequados de produtos primários, especialmente relacionados a produtos agrícolas, já que a China ainda depende excessivamente de importações em certas áreas.
A produção total de grãos de Guangxi atingiu 13,865 milhões de toneladas em 2021, e esse número deve atingir um marco de 15 milhões de toneladas até 2035, de acordo com um relatório de desenvolvimento agrícola para 2021-30 emitido pelo governo local. (*Com Global Times/Xinhua)