Pauta do arroz para 2022

 Pauta do arroz para 2022

Capão do Leão: receberá mais uma vez a cadeia produtiva

Abertura da Colheita será palco dos grandes debates do setor em 2022

A 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, será palco de grandes debates setoriais em 2022. Com o tema “A produção de alimentos no pós-pandemia; novos patamares, novos desafios”, o evento acontecerá de 16 a 18 de fevereiro, organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), correalizada pela Embrapa, com apoio do Irga, entidades e empresas do setor.

Alexandre Velho, presidente da Federarroz, lembrou que é grande a responsabilidade dos agricultores com a segurança alimentar do Brasil e do mundo, mais ainda durante e após a pandemia de covid-19. “O momento exige eficiência produtiva, sustentável para enfrentar os desafios da humanidade”, enfatizou.

Frisou, porém, que o setor deve ajustar rotas para assegurar renda. “Temos uma alta violenta no custo e o arroz desvalorizou. Precisamos entender melhor este comportamento e buscar saídas”, disse. A abertura debate tecnologias, mercado e questões político-setoriais.

A diversificação produtiva em terras baixas é foco do encontro, com exposição ampliada. Além dos fóruns e vitrina tecnológica, com as empresas de tecnologia e insumos, haverá lavouras de arroz e soja para atender à programação. Serão seguidos protocolos sanitários vigentes.

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, ressaltou tratar-se da maior abertura de colheita de grãos das América. “Hoje, pensa-se em sistemas complexos de produção e de comercialização sempre com sustentabilidade. Por isso, o evento conecta toda a cadeia produtiva”, destacou.


Cooperja prepara 8º Campo Agroacelerador
O maior evento do agronegócio do Sul de Santa Catarina, o 18ª Campo Agroacelerador da Cooperja, está confirmado para os dias 2 e 3 de fevereiro de 2022, em Jacinto Machado.

O Campo terá novo formato, em área total de 140 mil metros quadrados. Serão mais de 120 vitrinas tecnológicas sobre arroz, soja, milho, feijão, soja na várzea, frutas, pastagens, plantas bioativas, pecuária, exposição de animais, máquinas, equipamentos e veículos.

O evento acontecerá em formato híbrido, presencial e digital, para o público acompanhar mesmo distante. O objetivo do dia de campo é atualizar e capacitar o agricultor através de informações técnicas, manejo e pesquisa, apresentar as potencialidades do agronegócio e troca de experiências possibilitando maior transferência de tecnologias aos agricultores, direcionado ao aumento da produtividade, gestão da propriedade, diversidade, rentabilidade e qualidade de vida.

No 18° Campo Agroacelerador, ocorrerá o 4º Fórum do Arroz, painéis e oficinas práticas, apresentação da nova cultivar de arroz da Epagri SCS 125, vitrina tecnológica com as principais cultivares de arroz do Sul do país, novas cultivares de soja para várzeas e lançamento de híbridos de milho e sistema de produção Provisia, tecnologia de controle de plantas daninhas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter