Emater-RS projeta produtividade de 7,6 t/ha na área gaúcha já colhida

 Emater-RS projeta produtividade de 7,6 t/ha na área gaúcha já colhida

(Por Emater/RS) A produtividade é estimada atualmente em 7.600 kg/ha, constituindo 5% de perdas decorrentes das condições de estiagem e calor excessivo durante o ciclo da cultura. A colheita alcançou 21% das lavouras. A ocorrência de chuvas, em dias subsequentes, interrompeu a operação em seu transcurso, sendo retomada apenas quando as condições ambientais permitiram. No aspecto fitossanitário, rizicultores monitoraram a ocorrência de pragas e doenças nas lavouras em fase de enchimento de grãos, que totalizam 30% dos cultivos.

Um aspecto positivo para a atividade foi a recuperação na cotação do produto durante a colheita, embora ainda muito inferior à praticada na safra passada.

Na regional da Emater RS/Ascar de Bagé, a colheita avançou mais rapidamente nos municípios da Fronteira Oeste, onde mais da metade das lavouras estão em fase de maturação. Em Alegrete, a colheita atinge 35% da área cultivada. Em Barra do Quaraí e Uruguaiana, 40% das lavouras foram colhidas e apresentaram redução de 15% na produtividade e perdas qualitativas, com elevado índice de grãos quebrados. Em Maçambará, a colheita também se aproxima de 40%, e as chuvas registradas no período ainda podem contribuir para normalizar a irrigação, especialmente considerando que 27% das lavouras ainda estão em fase de enchimento de grãos. Produtores de Quaraí relatam dificuldades na colheita devido à desuniformidade na maturação do arroz.

As chuvas expressivas refletem na recuperação parcial dos níveis de barragens e rios, porém todas as lavouras já se encaminham para a fase final do enchimento dos grãos, apresentando perdas consolidadas, causadas pelas falhas na irrigação, além do estresse térmico ocorrido em janeiro e fevereiro. Na Campanha, a colheita apresentou índices inferiores, alcançando 10% dos cultivos em Dom Pedrito e Caçapava do Sul. O arroz colhido apresenta boa qualidade, com rendimento de grãos inteiros superior a 60%. Nos demais municípios da região, a operação avançou de forma mais lenta, condicionada pelas chuvas e dias nublados, que mantiveram elevada a umidade dos grãos.

Na de Pelotas, a colheita avançou para 11%, e a produtividade está dentro das expectativas de uma safra normal, prosseguindo entre os 8.000 e 9.000 kg/ha. A operação deve ter ritmo mais acelerado nos próximos dias, pois predominam as lavouras em maturação dos grãos, com 55% do cultivo nessa fase.

Na de Santa Maria, a nova ocorrência de período chuvoso foi importante para a recuperação de reservatórios e de cursos de água. As lavouras em maturação representam 38%, e foram colhidas 15%, com perdas de produtividade levemente inferiores a 20%.

Na regional de Santa Rosa, a colheita foi praticamente concluída, e a redução na produtividade é de 45%. O produto colhido teve também redução na qualidade, e há uma criteriosa avaliação por parte das empresas cerealistas que o adquirem. O rendimento médio varia de 45 a 48% de grãos inteiros: aquém do mínimo de 58% exigido para o padrão comercial.

Esse fator impacta negativamente em descontos no produto vendido e reduz, ainda mais, os resultados da safra. Com a perspectiva de falta de arroz no mercado regional, produtores estão retendo a venda do produto nessas condições, visando mitigar os prejuízos, com eventual aumento de cotação durante os meses de inverno.

Na regional de Porto Alegre, 17% das lavouras foram colhidas com produtividade de 7.800 kg/ha, mantendo-se dentro da expectativa inicial. Na de Soledade, normalizou a captação de água para a irrigação após novas precipitações. Foram colhidos 8% dos cultivos, com produtividade média 7.000 kg/ha, porém há algumas falhas de grãos, condicionadas pelas condições adversas durante a floração.

Comercialização (50kg)

Conforme o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, o preço da saca de arroz teve elevação de +0,52% em relação à semana anterior, passando de R$ 74,61 para R$ 75,00.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter