Uruguai: por falta de gás há milhares de toneladas de arroz perdidas

 Uruguai: por falta de gás há milhares de toneladas de arroz perdidas

(Por Portal Montevidéu) O senador do Partido Nacional Sebastián da Silva falou este sábado em sua conta no Twitter e assegurou que o sindicato dos trabalhadores do gás é o responsável pela não colheita de milhares de toneladas de arroz. Especificamente, o legislador disse que atualmente “três mil toneladas de arroz por dia não estão sendo colhidas” por falta de gás nos secadores das “usinas de cururo”.

“Motivo: medidas sindicais e distorções da empresa Río Gas”, comentou o nacionalista. Nesse sentido, assegurou que, embora haja concorrência nos contratos, estes não permitem ser abastecidos com concorrência, pelo que explicou que se não se pode secar “a debulha tem de parar”: “Todo o arroz tem de ir ao secador, caso contrário o valor é 0 por perder qualidade comercial”, indicou.

“Portanto, estamos lidando com algo mais do que um pau na roda, é literalmente fazer um buraco no barco por onde se navega. A escassez se deve a medidas sindicais, além da vontade dos partidos, que ficam reféns de questões de terceiros em plena safra”, acrescentou o senador.

Da Silva informou que já estiveram em contato com o ministro da Indústria, Energia e Minas, Omar Paganini, e o Diretor Nacional do Trabalho, Federico Daverede, que, segundo ele, “estão acompanhando de perto esse problema”, que qualificou de “complexo”.

“Aguardamos a notícia de uma reunião na segunda-feira para ver qual caminho seguir. Uma união que pára no meio da colheita não ajuda a si mesma. Perder clientes é perder capacidade de trabalho para seus sindicalizados, algo óbvio que eles deveriam assumir. Estaremos sempre ao lado de quem produz e se arrisca para realizar o desenvolvimento”, concluiu.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter