Seagri trabalha para fortalecer rizicultura no Baixo São Francisco

 Seagri trabalha para fortalecer rizicultura no Baixo São Francisco

(Por Seagri, SE) O município de Ilha das Flores, no Baixo São Francisco, em Sergipe, comemorou com festa o Dia do Trabalhador, neste primeiro domingo do mês de maio. Localizada no povoado Serrão, a Cooperativa Agropecuária de Ilha das Flores (Cooperflores) realizou a Festa do Trabalhador e reuniu produtores rurais, cooperados e convidados para celebrar a data e as conquistas alcançadas.

O secretário de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Zeca da Silva, compareceu. “É uma satisfação participar do evento como secretário da Agricultura, e poder ver a cooperativa funcionando com esse compromisso”, disse ao ser recebido pelo presidente da Cooperflores, Kayro Castro, e pelo prefeito de Ilha das Flores, Robson Martins.

Para o secretário foi uma grata surpresa visitar as instalações da cooperativa e observar como ela está estruturada para atender os produtores da região, com grande potencial já reconhecido na área da rizicultura. “Estamos trabalhando para trazer um silo para a Cooperflores, a fim de beneficiar ainda mais o produto, e acabar de vez com a questão comercial dos atravessadores, que acabam ganhando mais do que os produtores. Isso tem que acabar em qualquer cultura, sou produtor rural e sei das dificuldades que o homem do campo enfrenta”, afirmou Zeca, ao destacar que em breve será inaugurada a balança comercial no Betume, que vai funcionar sob a administração da Seagri. “Além disso, faremos a distribuição de sementes de arroz ainda esse ano, sendo 50% distribuída pela cooperativa, um compromisso da Secretaria com a Cooperflores”, divulgou.

De acordo com Kayro Castro, a cooperativa se encontra pronta para fazer o beneficiamento do arroz, além de ensacar e empacotar os produtos, com todo maquinário já instalado e só aguardando a ligação de energia no local. “Atualmente contamos com 189 cooperados que agrega além de Ilha das Flores, também os municípios de Pacatuba e Neópolis. A cooperativa, fundada há 12 anos, estava inoperante, mas agora estamos conseguindo realizar esse sonho de vê-la em atividade, onde vamos produzir o arroz dos tipos 1, 2 e 3, além do flocão de arroz, a fim de dar uma melhor condição de vida para nossos produtores”, comemorou o presidente, que está à frente da Cooperflores há pouco mais de um ano.

Também estiveram presentes no evento a prefeita de Capela, Silvany Mamlak, além de vereadores da região e representantes da Seagri.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter