Planeta Arroz revela segredos das Duas Safras

 Planeta Arroz revela segredos das Duas Safras

(Por Planeta Arroz) A edição de maio da revista Planeta Arroz impressa já circula entre assinantes e anunciantes, enquanto sua versão digital é distribuída de forma massificada no segmento arrozeiro do país e do Mercosul. O número 82 aborda temas extremamente relevantes da orizicultura brasileira, como o Programa Duas Safras, lançado pelo Governo do Rio Grande do Sul, Federação da Agricultura e Pecuária do RS, Embrapa e entidades setoriais com o objetivo de dar sustentação tecnológica e amparo à nova revolução das terras baixas com a introdução de culturas como soja, milho e pecuária intensiva.

“Com mais de 3,5 milhões de hectares de várzeas agricultáveis, e 72% da produção brasileira de arroz, o Rio Grande do Sul tem um papel estratégico na segurança alimentar do país e se tornou uma nova fronteira agrícola graças às tecnologias que nos estão permitindo avançar para o Sul, nas terras baixas, com uma produção diversificada, competitiva e que traz inúmeros benefícios à orizicultura”, observa Francisco Schardong, presidente da Comissão do Arroz da Farsul. A meta conjunta é gerar R$ 31,5 bilhões a mais no PIB gaúcho e buscar a autossuficiência na produção de milho e excedentes exportáveis em trigo, também aproveitando as áreas de arroz – em especial, sobre o sistema de sulco-camalhão.

A edição também traz uma completa análise da safra de arroz do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Brasil, do Mercosul, dos Estados Unidos – que interfere diretamente em nosso mercado de exportação – e do mundo. E um especial retratando as projeções do agronegócio nos próximos 10 anos, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que projeta uma retração de 60% na área de arroz do Brasil até 2031, a estabilidade do consumo e uma queda substancial nas importações.

Artigo da dra. Jossana Ceolin Cera, consultora do Irga, antecipa a previsão climatológica para os próximos meses e confirma a tendência de que o fenômeno La Niña deve permanecer conosco até o final do ano, o que continuará exigindo cautela dos produtores em termos de gestão de águas. A mudança de comando na Associação dos Arrozeiros de Alegrete, uma das mais tradicionais instituições arrozeiras do Brasil, também é notícia. Fátima Marchezan deixou a presidência, após dois mandatos, e entrou Gustavo Thompson Flores.

As conexões desta temporada com o mercado e a relação entre oferta x demanda e a balança comercial também são avaliadas por algumas das maiores autoridades no assunto.

Os cenários e tendências do mercado de soja também merecem atenção especial em artigo do dr. Argemiro Brum, da Unijuí. A economista Gláucia Padrão, da Epagri, detalha o comportamento de safra e comercialização e preços do arroz em Santa Catarina, o segundo maior estado produtor do Brasil.

Aliás, o comportamento das cotações, no passado recente, no presente e as projeções para o futuro merecem capítulo especial dos analistas de Planeta Arroz, que são reforçadas pelo entrevistado da edição, o dr. Lucílio Alves, coordenador do Indicador do Arroz Cepea/Irga-RS, que traduz as melhores informações sobre o “termômetro” referencial de preços do grão no Rio Grande do Sul.

Em termos de tecnologia, a edição está muito bem servida. Começa por apresentar os temas e programação do Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado (Cbai) que acontecerá em julho, em Santa Maria (RS), após a pausa nos eventos presenciais, e atualizará as recomendações técnicas para a cultura do arroz.

Método e equipamentos e as vantagens da suavização de várzeas também é tema de reportagem especial, apresentando opiniões de produtores que aderiram ao sistema e de especialistas no assunto, bem como se destaca na área de pesquisa e tecnologia o lançamento, pela Embrapa, da cultivar BRS A706 CL para sistemas de cultivo de arroz irrigado. Artigo dos pesquisadores Mara Grohs e André da Rosa Ulguim, fortalece cientificamente o conceito de que o cultivo da soja em terras baixas é uma estratégia eficiente para aumentar o controle de arroz-vermelho, comparando diferentes tipos de manejo de plantas daninhas. Os detalhes sobre o lançamento do Sistema Provisia, da BASF, ampliam o leque de informações sobre tecnologias na revista.

Humor, gente, mercados, tecnologias, safras, curiosidades e informações que são relevantes para o mundo arrozeiro estão em Planeta Arroz. Para anunciar, assinar ou acessar, www.planetaarrroz.com.br e planetaarroz@planetaarroz.com.br ou pelo 51 3722 9696. Esta é a única publicação periódica, trimestral, da cadeia produtiva do arroz que circula em todo o país – e no Mercosul, ininterruptamente.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter